A briga entre torcedores do Santa Cruz e do Sport que tomou conta de ruas e avenidas no Recife neste sábado, 1º, afetou a saúde pública local. Em decorrência da confusão, quatro pessoas permanecem internadas no Hospital da Restauração (HR) neste domingo, 2. Um desses pacientes é João Victor Soares da Silva, que foi agredido fisicamente e empalado por uma barra de ferro.
As cenas da violência contra João Victor ganharam as redes sociais no decorrer das últimas horas. Fotos e vídeos mostram o momento em que ele, que é torcedor do Sport e presidente da Torcida Jovem do Leão, vira alvo de torcedores do Santa Cruz. É possível conferir socos e chutes. Além disso, os agressores despiram e introduziram o objeto similar a uma barra de ferro no orifício anal da vítima.
o futebol deveria ser extinto em pernambuco
olha essa porra pic.twitter.com/XFv8sT0ZYa
— socratescrf (@cratneyy) February 1, 2025
“O Hospital da Restauração (HR) informa que quatro pacientes, vítimas de agressão física, seguem internados na instituição”, afirma a unidade médica, em nota. “Com quadro de saúde estável.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O hospital informou que, além do quarteto que permanece sob cuidados médicos, outras oito pessoas receberam atendimento no setor de emergências. Elas, entretanto, receberam alta na sequência. O HR não divulgou os nomes dos pacientes.
Mãe e mulher de torcedor empalado se manifestam
Mãe de João Victor, Viviane Eugenia foi quem revelou o estado de saúde. Ao criticar a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), ela avisou que o seu filho está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Meu filho está na UTI por irresponsabilidade desse governo que solta as pessoas na rua para morrerem”, reclamou Viviane, que é professora da rede municipal de ensino do Recife. “Exijo providências.”
Mulher do torcedor empalado por barra de ferro, Camila Mendes também se manifestou. “Estaremos sempre aqui por você”, afirmou, em stories em seu perfil no Instagram. Ela também pediu Justiça pelo marido.
Mesmo com cenas de violência, jogo ocorreu no Recife
Apesar do cenário de guerra entre torcedores, o jogo ocorreu, no Estádio do Arruda, zona note do Recife. No campo, o Santa Cruz venceu o Sport por 1 a 0.
Depois da partida, autoridades se manifestaram em razão da violência. O governo de Pernambuco decidiu que os próximos cinco jogos de Sport e Santa Cruz irão ocorrer sem torcida. A governadora Raquel Lyra disse que tomou a decisão em conjunto com representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça.
“Sabemos que não há solução simples para problemas complexos”, afirmou Raquel. “Mas sabemos que terror e barbárie não podem ser tolerados, nem normalizados.”
em nenhum momento assume o que é dever e ao estado pertence a obrigação. uma medida inócua que em nada mudará e apenas trará prejuízo financeiro e esportivo aos clubes e afastará o verdadeiro torcedor do seu lugar.
— Tiago Medeiros (@tiagoomedeiros) February 2, 2025
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro de Carvalho, concedeu entrevista coletiva. De acordo com ele, “não houve falha no policiamento”. Além disso, classificou as imagens da briga como “fortes”.
A Federação Pernambucana de Futebol determinou que, a partir de agora, os clássicos do Campeonato Pernambucano de Futebol deste ano irão ocorrer com torcida única, apenas do time mandante, no estádio. A medida impacta confrontes entre Santa Cruz, Sport e Náutico.
“É urgente a identificação e uma punição severa para esses delinquentes”, afirmou, por meio de postagem no Twitter/X, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ele, no entanto, não avisou quais serão as ações por parte da prefeitura que comanda.
Onde foi?
Na cidade do Recife e adjacências.É a primeira vez que ocorre essa tragédia?
Não! Sempre em dias de clássico na capital Recife, acontecem confrontos violentos.O que o poder público na pessoa do Prefeito da Cidade do Recife, da Governadora do Estado fizeram para…
— Lilian Maria (@Lilianmcoa22) February 2, 2025
Leia também: “A normalização da selvageria”, artigo de Brendan O’Neill publicado na Edição 190 da Revista Oeste
O post Violência no Recife: torcedor empalado por barra de ferro está na UTI apareceu primeiro em Revista Oeste.