A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta segunda-feira, 3, que fez um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pausar as tarifas anunciadas pelo republicano durante um mês.
Em uma publicação no Twitter/X, Claudia disse que teve uma conversa com Trump, “com grande respeito” pelo relacionamento entre os dois países. Com isso, chegaram a uma série de acordos:
- O México vai reforçar imediatamente a fronteira norte com o envio de 10 mil membros da Guarda Nacional para coibir o tráfico de drogas para os EUA, com foco especial no fentanil;
- Os Estados Unidos se comprometeram a intensificar o combate ao tráfico de armas de alto calibre para o território mexicano;
- Serão criadas duas frentes de trabalho conjunto entre os países: uma voltada para segurança e outra para comércio;
- As tarifas comerciais entre México e EUA ficarão suspensas por um mês, período em que ambas as nações vão buscar avanços nas negociações.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira, a presidente do México destacou que, durante a conversa, ambos os líderes concordaram que tais medidas são essenciais para manter a competitividade perante a China e outras potências globais.
Claudia informou ainda que o país terá, a partir de agora, três mesas de trabalho conjuntas com o governo dos EUA:
“Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, em que o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração”, disse a presidente.
“Agora, abrem-se duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio”, acrescentou. Ela reforçou que considera muito importante a pausa das tarifas. “Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho.”
O presidente Donald Trump também se manifestou na rede Truth Social e classificou o diálogo com Claudia como uma “conversa muito amigável”. Ele destacou que os soldados enviados pelo México vão estar focados em interromper o fluxo de fentanil e de imigrantes ilegais na fronteira.
Trump também confirmou a suspensão temporária das tarifas e anunciou que as negociações com o México vão ser lideradas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick.
Leia também: “OMS quer que países pressionem os EUA a permanecerem no grupo”
“Estou ansioso para participar dessas negociações, com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um ‘acordo’ entre nossos dois países”, escreveu Trump.
I just spoke with President Claudia Sheinbaum of Mexico. It was a very friendly conversation wherein she agreed to immediately supply 10,000 Mexican Soldiers on the Border separating Mexico and the United States. These soldiers will be specifically designated to stop the flow of…
— Donald J. Trump Posts From His Truth Social (@TrumpDailyPosts) February 3, 2025
Canadá entra em conflito Trump
Enquanto o México busca soluções diplomáticas, o Canadá segue um caminho oposto. No sábado, o primeiro-ministro, Justin Trudeau, anunciou uma tarifa de 25% sobre produtos dos EUA em resposta às medidas adotadas por Trump.
Trudeau afirmou que as tarifas prejudicam a relação histórica entre os países. Ele também incentivou os canadenses a priorizarem produtos nacionais e a viajarem pelo próprio país, em vez de irem aos Estados Unidos.
Leia também: “Trump confirma aplicação de tarifas a produtos da União Europeia”
As tarifas canadenses afetam uma série de produtos, incluindo cerveja, vinho, bourbon, frutas, sucos (como o famoso suco de laranja da Flórida), além de roupas, equipamentos esportivos e eletrodomésticos. O governo canadense também estuda medidas adicionais, como restrições em setores de minerais críticos e energia.
Questionada sobre a possibilidade de o México adotar uma postura semelhante à do Canadá, Claudia destacou:
“É interessante para nós manter o acordo comercial com os EUA”, disse. “Consideramos que é benéfico para o México e para os Estados Unidos. Mas o acordo comercial também vem para fortalecer a produção do nosso país, mas de uma maneria que permita um crescimento econômico, com empregos e proteção no médio prazo.”
O post Presidente do México faz acordo com Trump para pausar tarifas apareceu primeiro em Revista Oeste.