Em São Paulo, um grupo de cerca de 50 mototaxistas protestou, nesta segunda-feira, 3, contra a proibição do serviço, decretada pela Justiça no dia 27 de janeiro.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A decisão judicial acompanha um decreto municipal que veda a prática na capital do Estado. Diante disso, os manifestantes enfrentam a possibilidade de apreensão de suas motos, com multas que chegam a R$ 7 mil.
Os mototaxistas se reuniram na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, na zona oeste, e seguiram em comboio até a prefeitura. Lá, planejam permanecer até serem recebidos por um representante do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Um grupo com cerca de 50 mototaxistas protesta nesta segunda-feira (3) contra as restrições na oferta do serviço na cidade de São Paulo. Os motociclistas se reuniram na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, zona oeste, e seguiram em comboio até a prefeitura.… pic.twitter.com/WrB3cmfOWo
— Folha de S.Paulo (@folha) February 3, 2025
Durante o trajeto, houve queima de fogos e o chamado ”buzinaço” — gíria para o ato de buzinar insistentemente, em conjunto. A Polícia Militar (PM) acompanhou os manifestantes, a fim de garantir a segurança. No entanto, agentes multaram alguns motociclistas por acessarem a praça pela contramão.
Apoio político em São Paulo
Um dos primeiros manifestantes a chegar ao local do protesto, Afonso Alves expressou, ao jornal Folha de S.Paulo, esperança de que o movimento resulte na regulamentação do serviço. “A voz do povo é a voz de Deus”, afirmou Alves.
Leia também: “O governo da galhofa”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 254 da Revista Oeste
O vereador Lucas Pavanato (PL) esteve presente e aconselhou os mototaxistas a entrarem na Justiça para contestar multas e apreensões. O político acrescentou, ainda, que a Câmara Municipal vai começar a discutir a regulamentação do serviço ainda nesta semana.
Leia mais: “O país da energia limpa”, reportagem de Amanda Sampaio e Artur Piva publicada na Edição 254 da Revista Oeste
A revolta dos motocas.
Pelo direito de trabalhar! pic.twitter.com/vmDi1slaYf
— Lucas Pavanato (@lucaspavanato) January 21, 2025
O post Mototaxistas protestam em São Paulo contra proibição do serviço por aplicativo apareceu primeiro em Revista Oeste.