Nesta terça-feira, 4, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua a impactar diversas regiões do Brasil com chuvas intensas. Este sistema meteorológico, que se formou nos últimos dias de janeiro, traz grandes volumes de precipitação, especialmente para o Sudeste do país.
Segundo o site Meteored, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para 16 Estados. O órgão destacou o potencial de tempestades severas e os riscos associados. Confira as regiões afetadas:
- Santa Catarina;
- Paraná;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Rondônia;
- Acre;
- Amazonas;
- Pará;
- Tocantins;
- Bahia;
- Maranhão;
- Piauí;
- e Amapá.
Em São Paulo, a capital e algumas cidades do interior registraram os maiores acumulados de precipitação nas últimas 72 horas. Em Bertioga (SP), por exemplo, foram contabilizados 160,8 mm de chuva, enquanto no Mirante em São Paulo o volume atingiu 124 mm. São Simão (SP) também foi fortemente afetada, com 119 mm de precipitação.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Inmet emitiu alertas laranja para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, onde há riscos significativos de queda de barreiras, árvores e possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica. Além disso, foram emitidos alertas amarelo e laranja para outros Estados, o que inclui Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A previsão para a madrugada de terça-feira indica chuvas isoladas em várias partes do país. Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e o interior do Piauí devem se preparar para pancadas de chuva. Na divisa entre o Paraná e São Paulo, são esperadas chuvas mais intensas.
Chuvas intensas com raios
No centro-norte do Brasil, há potencial significativo para chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, particularmente na faixa que se estende pelo norte de Mato Grosso, sul do Pará e leste do Amazonas. Durante a manhã, o canal de umidade se intensifica sobre regiões como o Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
À medida que o dia avança, a ZCAS começa a perder força, mas a instabilidade persiste, especialmente no Sul do Brasil, onde se espera que os maiores volumes de chuva se concentrem no leste do Paraná. Pancadas de chuva isoladas são previstas para ocorrer no norte do Estado paranaense e no centro-leste de Santa Catarina.
Durante a tarde, a instabilidade atmosférica aumenta em grande parte do Brasil, o que resulta em tempestades isoladas acompanhadas de trovoadas. O Sudeste e o Centro-Oeste são particularmente afetados, com todo o Estado de São Paulo e de Goiás sob alerta laranja do Inmet por causa dos riscos de chuvas intensas
O post Fenômeno ZCAS: chuvas intensas deixam 16 Estados em alerta apareceu primeiro em Revista Oeste.