O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja para chuvas intensas em áreas de 16 Estados brasileiros.
Este alerta, válido até a quarta-feira 5, destaca a persistência de condições climáticas adversas em regiões como Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo, Paraná e partes do litoral nordestino.
A previsão é de chuvas que podem alcançar 100 mm em 24 horas, acompanhadas de ventos fortes de até 100 km/h.
O Estado de São Paulo permanece em alerta devido aos altos volumes de precipitação registrados na última semana. Até a noite do domingo 2, a capital paulista registrou 65% do volume de chuva esperado para todo o mês.
Previsão de chuvas em outras localidades
O Inmet prevê que este cenário continue nos próximos dias, com a atuação de três sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que juntos intensificam as instabilidades climáticas em várias regiões do país.
Além do aviso laranja, o Inmet emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas, com perigo potencial, em áreas de 21 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Nessas regiões, o acumulado de precipitação pode chegar a 50 mm até o dia 5.
Entretanto, Estados como Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul devem apresentar tempo firme, com temperaturas elevadas durante este período.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O post Chuvas intensas: mais de 16 Estados brasileiros estão sob alerta apareceu primeiro em Revista Oeste.