A TV Globo está decidida a transformar a cerimônia do Oscar 2025 numa extensão do Carnaval. A ideia é agradar a audiência daqueles que apreciam a maior festa do cinema, mas sobretudo neste ano garantir que todos possam testemunhar a possível vitória brasileira — Ainda Estou Aqui concorre nas categorias de melhor filme internacional, melhor atriz (Fernanda Torres) e ainda melhor filme do ano. Para isso, a emissora pretende operar dois núcleos de transmissão ao vivo: um para os desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e outro para acompanhar todos os detalhes da premiação da Academia.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Se por um lado a notícia atende diretamente às expectativas de uma parcela da audiência que ainda aprecia o Oscar e o cinema brasileiro, por outro ela vai na contramão da informação divulgada há poucas semanas que dá conta de que a Rede Globo, assim como qualquer canal de televisão aberto no Brasil, não faria a transmissão do Oscar neste ano em função de um acordo de exclusividade firmado entre a Academia e os grupos Disney e Warner.
Oscar será prioridade em todo o Brasil, menos no Rio
Se algo mudou nesse meio tempo — e aparentemente foi o que ocorreu —, por enquanto não há mais informações a respeito. O que se supõe, sabendo-se que desde 2023 a Disney e Warner detêm os direitos de transmissão do Oscar na América Latina, é que a Globo pode ter gasto uma pequena fortuna para alterar a regra do jogo. Seja como for, segundo informações de bastidores, a emissora pretende transmitir a cerimônia para todo o país, exceto no Rio de Janeiro, que continua priorizando os desfiles da Sapucaí. Em todo o restante do país, o Carnaval na avenida só irá ao ar depois da transmissão do Oscar. Mas, em função do ineditismo dessa edição, com a presença brasileira, existe a possibilidade de que a transmissão para o Rio de Janeiro seja brevemente interrompida apenas durante as categorias do filme brasileiro.
A cerimônia do Oscar 2025 será no dia 2 de março, no Dolby Theatre de Los Angeles, a partir das 21h, no horário de Brasília. A premiação poderá ser vista no Brasil pelo canal a cabo TNT e pelo streaming do canal Max.
O post Oscar — Globo transmite premiação e deixa Carnaval de escanteio apareceu primeiro em Revista Oeste.