O primeiro relatório oficial sobre a queda do avião Embraer E-190 da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, no Natal passado, confirma que a aeronave foi atingida por um míssil antiaéreo enquanto se aproximava para pouso na Rússia.
O texto, publicado pelo governo cazaque, descreve em detalhes as áreas atingidas por destroços compatíveis com os de uma ogiva de uma arma antiaérea. A explosão não impacta o alvo, mas explode antes e cria uma chuva de fragmentos para aumentar o dano.
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Um investigador disse à agência de notícias Reuters, de forma anônima, que um dos destroços recuperados é de um míssil do sistema antiaéreo russo Pantsir S-1, exatamente o modelo usado pela defesa russa para proteger a região do aeroporto de Grozni naquela manhã de 25 de dezembro.
footage emerges from INSIDE the Azerbaijan Airlines flight that crashed… looks like they got hit by some kind of missile and knew they were going down…
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Join: President Q17 – Not everyone will be approved pic.twitter.com/EtOvB3GsUD— Rose Renner (@RoseRenner50) December 25, 2024
O relatório oficial não descreva esses detalhes. Ele menciona apenas “pedaços de metal estrangeiros” retirados do estabilizador esquerdo e de partes do sistema hidráulico do avião, cujos danos impossibilitaram o controle da aeronave.
Na ocasião, havia um ataque de drones ucranianos no sul do Cáucaso russo. A fuselagem do avião da Embraer com marcas de destroços indicava que o E-190 foi abatido acidentalmente, o que causou a morte de 38 pessoas.
FAB teve parte na apuração da queda do avião da Embraer
O relatório, de 53 páginas, mostra outros pontos relevantes. A análise das falas extraídas do gravador de voz por peritos da Força Aérea Brasileira, com auxílio da Embraer, revela que os pilotos estavam confusos sobre o que estava acontecendo.
![Avião da Embraer teria caído em razão de tiros da Rússia](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/Aviao-da-Embraer-teria-caido-em-razao-de-tiros-da-Russia.jpg)
Durante a aproximação à capital da Chechênia, eles relataram ter sido atingidos duas vezes em um intervalo de 25 segundos. Dois minutos depois, o comandante informou aos controladores de tráfego aéreo de Grozni que acreditava que o avião tivesse colidido com pássaros, algo relativamente comum em pousos e decolagens.
A versão inicial divulgada pela Rússia culpava os pássaros. Mas as aves, ainda que perigosas quando atingem motores e para-brisas, não abrem rombos na fuselagem de aviões.
Cinco minutos depois, o piloto informou à torre que estava perdendo o controle. Houve discussões entre os controladores sobre o que fazer, inclusive com a possibilidade de redirecionar o voo para aeroportos da Rússia. Nas redes sociais, os russos foram acusados de não deixar o avião pousar.
No oitavo minuto da emergência, a torre de Grozni começou a alertar outras aeronaves a não se aproximar e a desviar para outros aeródromos, uma sugestão clara de que o perigo de novos acidentes, dado o ataque ucraniano em andamento, já era conhecido.
A decisão final foi ir a leste, cruzando o mar Cáspio, para pousar no Cazaquistão, em Aktau. Não ficou claro o que motivou essa escolha, mas a aeronave seguiu para a costa cazaque, para cruzar o mar Cáspio. Entre o incidente e a tentativa frustrada de pouso, passaram-se 1h12min.
Vídeos de alguns dos 29 sobreviventes mostram que havia danos visíveis no avião. O comandante relatou à torre que a tripulação e os passageiros estavam começando a perder a consciência, o que sugere uma possível perda de pressão na cabine.
“Disturbing video shows the final moments of the Azerbaijan Airlines flight, revealing repeated climbs and dives before the crash.”#AzerbaijanAirlines #PlaneCrash pic.twitter.com/7waDmu07k2
— Mariam Robly | مريم روبلى (@MariamRobly) December 25, 2024
“O oxigênio está acabando na cabine dos passageiros, o que significa que um tanque de oxigênio explodiu ali, eu acho”, disse o piloto, enquanto buscava uma zona com maior pressão atmosférica e mais oxigênio. “Então há cheiro de combustível, alguns passageiros estão perdendo a consciência, nos dê permissão para ir a uma altitude menor.”
Os danos ao avião foram vistos na chegada dele a a Aktau. A aeronave estava descontrolada, com um dos profundores travados, o que impediu o controle de altitude. O avião acabou caindo em um campo, antes de alcançar o aeroporto.
O presidente azeri, Ilham Aliyev, já havia dito, em dezembro, que o E-190 foi atingido pela defesa aérea russa. Ele recebeu um raro pedido de desculpas de Vladimir Putin. No entanto, o líder russo não admitiu responsabilidade pelo incidente.
![Putin; Rússia](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/2024-09-18T145646Z_1135616411_RC223AAVCYBH_RTRMADP_3_RUSSIA-PUTINb-scaled.jpg)
O Kremlin diz ter colocado especialistas russos à disposição do Azerbaijão, mas as autoridades azeris e cazaques optaram por enviar os gravadores de voo para análise no Brasil, onde o avião foi fabricado. O Cenipa, órgão responsável pela investigação de acidentes aéreos da FAB, devolveu o material no início deste ano.
O relatório é preliminar e não atribui culpas, apenas serve como base para futuras recomendações de órgãos reguladores internacionais.
O post Avião da Embraer no Cazaquistão foi atingido por míssil russo, sugere relatório apareceu primeiro em Revista Oeste.