Com folhas verdes e frutas vermelhas, os pés de café estão entre as plantas que mais forram as roças de Minas Gerais. São quase 5 bilhões de plantas, somando todos os pomares do Estado. Essa quantidade equivale a cerca de 250 vezes o número de habitantes.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Minas Gerais tem 1 milhão de hectares cobertos por pés de café. A área é equivalente à metade do território de Sergipe — o menor Estado do Brasil.
O número de plantações garante aos mineiros o título de maiores produtores da cultura no Brasil. E o país tem a safra mais volumosa de todo o planeta.
Pés de café do Brasil
O parque cafeeiro nacional se estende por cerca de 185 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao dobro do território de Portugal. Os agricultores brasileiros mantêm 8 bilhões de plantas que produzem a cultura — ou seja, uma para cada pessoa do planeta.
Basicamente, duas variedades formam o pomar brasileiro. São elas: arábica, que ocupa 80% da área plantada, e conilon (20%).
Pelas estimativas da Conab, os pés de café do Brasil devem produzir 52 milhões de toneladas na safra de 2025 — o que corresponde a quase 40% da colheita mundial da cultura.
O post Minas Gerais tem 250 vezes mais pés de café que pessoas apareceu primeiro em Revista Oeste.