O vereador paulistano Lucas Pavanato (PL) afirmou, nesta quinta-feira, 6, que a vereadora transexual Amanda Paschoal (Psol) é “biologicamente homem”. Em resposta, a parlamentar entrou com representação no Ministério Público de São Paulo (MPSP) por “injúria transfóbica”.
“Tenho direito de afirmar que uma transexual, por mais que se identifique como mulher e tenha o direito de se identificar, biologicamente não mudou, biologicamente continua sendo um homem”, disse Pavanato. “E não seria justo a vereadora Amanda Paschoal brigando com uma mulher no ringue.”
Leia mais: “Sou um soldado da direita, diz Lucas Pavanato (PL)”
Pavanato fez a declaração na tribuna da Câmara Municipal de São Paulo. O vereador segurava a Bíblia e disse que daria o livro a Amanda.
“Vai querer usar a biologia para ser transfóbico?”, perguntou a vereadora, na ocasião. “Vai ser julgado pelo rigor da lei. Vou pegar a Bíblia que o senhor trouxe para mim, com toda fé. Respeito a sua individualidade e a seriedade do trabalho dessa Casa. Discriminação não vou admitir.”
Vereadora do Psol entra com representação no MP contra Pavanato
A parlamentar pede, na representação ao MP, a abertura de uma investigação criminal contra a fala de Pavanato. De acordo com o documento, ele teria cometido “injúria homotransfóbica” em seu discurso. “Aguarda-se denúncia para persecução da pena de reclusão de 2 a 5 anos para o representado Lucas Pavanato”, diz o texto.
Em publicação no X, Amanda disse que “qualquer vereador que se sentir no direito de cometer transfobia ou qualquer crime contra os direitos humanos será devidamente responsabilizado legalmente”.
Um dos trechos da representação destaca a atitude de Pavanato de ter oferecido a Bíblia à vereadora. De acordo com o documento, isso reforçaria o “comportamento ‘transfóbico’ e desrespeitoso, utilizando um discurso religioso para invalidar a existência e a identidade da parlamentar”.
A Oeste, o vereador disse que a representação mostra quanto os parlamentares de esquerda são “autoritários”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Não se pode mais fazer afirmações científicas”, afirmou. “Eles querem uma ditadura da opinião, anticientífica por sinal. Disse a verdade; não tenho medo. A vontade de Deus nunca falha.”
O post Pavanato é processado por dizer que vereadora trans do Psol é ‘biologicamente homem’ apareceu primeiro em Revista Oeste.