‘Toscana brasileira’ fica a 185 km de São Paulo; conheça

Ela é reconhecida como a cidade brasileira mais acolhedora, conforme o ranking Traveller Review Awards 2024, além de ser o terceiro município mais sustentável do país. Localizada na região da Serra da Mantiqueira, a 185 quilômetros de distância de São Paulo, São Bento de Sapucaí tem o apelido de ‘Toscana brasileira’, em alusão a um dos destinos mais cobiçados da Itália.

Fincada em um território alto e frio, São Bento do Sapucaí enquadra-se como estância climática pelo Estado de São Paulo. Isso se dá em razão do cumprimento de pré-requisitos à legislação. Sua história tem vínculo com o período do desbravamento Bandeirante. Era uma época em que os paulistas de Taubaté exploravam a Serra da Mantiqueira em busca principalmente do ouro em Minas Gerais, seguindo assim o curso do Rio Sapucaí.

Cidade brasileira antecipou a Lei Áurea

As disputas territoriais entre paulistas e mineiros marcaram desse modo os primeiros anos de ocupação. O tenente José Pereira Alves, líder entre os fazendeiros, foi o fundador da cidade, que, antes, se desenvolvera tornando-se Freguesia em 1832; Vila, em 1858, até que, em 1876, alcançou a condição de São Bento do Sapucaí.

Antes mesmo da assinatura da Lei Áurea em 1888, fazendeiros locais começaram a libertar escravos que trabalhavam em suas propriedades. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, São Bento serviu de cenário para vários e terríveis confrontos entre  paulistas e mineiros. A aspereza das lutas, no entanto, ficou no passado. Hoje, a cidade é um concorrido destino turístico entre pessoas que buscam apreciar a natureza, aventurar-se em trilhas e montanhas e, sobretudo, deleitar-se na sua gastronomia.

Um dos seus cartões-postais é a Pedra do Baú, que permite ao visitante apreciar a vista de uma altitude de 1.950 metros. No local, o turista pode fazer trilhas e escaladas, além de aproveitar um passeio de voo livre, assim como a observação de aves e rapel. A caminhada até o topo da Pedra do Baú dura cerca de 3 horas, com muitas subidas. Começa com uma trilha até o topo da base e segue por 600 degraus. Ao todo, são 4 km de intensa atividade.

Vinícolas, azeites e degustação

No quesito gastronomia, São Bento do Sapucaí surpreende. O lugar abriga, por exemplo, a Vinícola Villa Santa Maria, cujos 90 hectares recebem por volta de 55 mil turistas por ano. A fazenda reúne 70 mil parreiras que produzem vinhos de inverno. Entre os tipos estão Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Viognier. 

Uma segunda atração é a produtora de azeites Oliq. Com mais de 10 mil pés de oliveiras, a área dá vista às plantações e ao setor dos maquinários. Há cobrança de ingresso, até porque existem pacotes com direito a degustação que inclui diversos azeites associados a bolos, frutas e pães. 

Sob influência da culinária mineira, a maioria dos restaurantes serve comida feita no fogão à lenha. Alguns dos melhores pratos reúnem dois sabores típicos da região, que são o pinhão e a truta. O acesso à cidade pode ser a partir da Rodovia Presidente Dutra, entrando em São José dos Campos e seguindo por Monteiro Lobato. Outra opção é o trajeto por Taubaté, na direção para Campos do Jordão.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

O post ‘Toscana brasileira’ fica a 185 km de São Paulo; conheça apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.