Recentemente incorporada ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) pela Academia Brasileira de Letras (ABL), a palavra nomofobia ganha a cada dia que passa mais espaço na linguagem popular e acadêmica dos brasileiros.
O termo reflete uma realidade contemporânea, em que a dependência da internet e dos suportes tecnológicos se tornou parte indissociável do cotidiano. Nesse sentido, a inclusão de novos vocábulos no idioma surge da necessidade de nomear fenômenos modernos que, sobretudo, impactam na vida das pessoas.
Nomofobia: um novo medo na sociedade
Os neologismos ou expressões têm o papel de ampliar a capacidade de comunicação e compreensão do mundo, mostrando que a linguagem avança como consequência das transformações culturais e tecnológicas vividas e protagonizadas pela sociedade.
Em síntese, a nomofobia descreve o medo patológico de ficar sem acesso ao telefone celular e dispositivos eletrônicos similares, como tablets, computadores e videogames. Essa condição reflete a dependência moderna em relação à tecnologia, especialmente no que diz respeito à conectividade com a internet, redes sociais, aplicativos e contatos.
A nova palavra deriva do inglês nomophobia, que é uma espécie de conjugação de no mobile (sem celular) com phobia (medo). Sua presença se tornou relevante devido ao uso intensivo desses dispositivos no dia a dia do consumidor e do produtor de informação. É comum, por exemplo, crianças recusarem viajar com os seus pais em razão da impossibilidade de contato com jogos eletrônicos.
Da mesma forma, adultos escolhem restaurantes, hotéis e destinos turísticos condicionados ao potencial de conectividade. Lugares em que não exista um sinal de wi-fi, por exemplo, estão fora de cogitação. Veja algumas considerações sobre esse novo tipo de medo:
- Especialistas alertam que a nomofobia está se tornando um problema de saúde mental cada vez mais comum;
- Durante a pandemia, os casos de nomofobia aumentaram devido ao isolamento social e ao maior uso da tecnologia;
- Quem sofre de nomofobia sente pânico ao pensar em ficar sem bateria no celular ou sem acesso à internet;
- A nomofobia é um transtorno que pode afetar a qualidade de vida;
- Para combater a nomofobia, é importante estabelecer limites no uso do celular e buscar atividades offline.
+ Leia mais notícias de Saúde na Oeste
O post Português admite nova palavra: nomofobia; entenda apareceu primeiro em Revista Oeste.