As regiões Sudeste e Nordeste do Brasil enfrentam uma previsão de onda de calor a partir desta quarta-feira, 12, com temperaturas elevadas até 18 de fevereiro.
A Climatempo, agência de meteorologia, indica que o calor, já presente no Sul do país, se intensificará, com temperaturas que podem chegar a 40°C em cidades como Rio de Janeiro, além de localidades na Bahia, Pernambuco e Piauí.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A onda de calor é caracterizada por temperaturas cinco graus acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos.
Previsão para São Paulo
Embora São Paulo não esteja entre as áreas mais afetadas, os paulistanos devem se preparar para dias quentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima prevista para esta segunda-feira, 10, é de 30°C, com aumento ao longo da semana, atingindo 35ºC na quarta 12 e quinta-feira 13.
A Climatempo aponta a possibilidade de todas as capitais do Sudeste registrarem recordes de calor neste verão. Em São Paulo, a maior temperatura da estação até o momento foi de 33,9°C, registrada em 22 de janeiro na estação meteorológica do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte.
No último domingo, 9, a medição automática nessa estação indicou uma máxima de 33,1°C, a ser confirmada manualmente à noite.
Chuva e calor
Desde a última quinta-feira, 6, a capital paulista está em estado de atenção para altas temperaturas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.
Há previsão de chuvas isoladas no início da semana. Nesta segunda-feira, 10, o CGE prevê que, entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação do calor com a entrada da brisa marítima pode gerar áreas de instabilidade, resultando em chuvas isoladas, típicas do verão, com potencial para rajadas de vento e alagamentos.
O post Calor intenso atinge Nordeste e Sudeste nesta semana apareceu primeiro em Revista Oeste.