O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste domingo, 9, que já conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas não quis dar detalhes sobre quando o telefonema aconteceu e quais foram os detalhes do diálogo.
A bordo do avião presidencial, Trump disse que espera ter mais contatos com o líder russo e que, “no momento apropriado”, deve se encontrar pessoalmente com o chefe do Kremlin.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O republicano repetiu que tenta acabar com o conflito em território ucraniano. “Estamos fazendo progressos”, garantiu Trump.
O presidente dos EUA expressou esperança de que a guerra de Putin na Ucrânia, que está se aproximando de seu terceiro aniversário, termine “rápido”. “Espero que seja rápido. Todo dia pessoas estão morrendo. Essa guerra é tão ruim na Ucrânia. Quero acabar com essa maldita coisa”, disse Trump ao New York Post.
Trump planeja reuniões com Putin e Zelensky
O republicano também revelou à imprensa que orientou seu conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, a “colocar em andamento essas reuniões”, com membros dos governos russo e ucraniano. “Eles querem se encontrar. Todo dia pessoas estão morrendo. Jovens soldados bonitos estão sendo mortos. Homens jovens, como meus filhos. De ambos os lados. Por todo o campo de batalha”, disse.
Na última sexta-feira, 7, Trump afirmou a repórteres que “provavelmente” se encontraria com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na próxima semana e deu a entender que planejava também conversar com Putin.
![O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursa durante uma coletiva de imprensa, em meio a ataque da Rússia à Ucrânia, em Kiev - 15/7/2024 | Foto: Serviço de Imprensa da Ucrânia/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/07/Ucrania.jpg)
“Provavelmente me encontrarei com o presidente Zelensky na próxima semana e provavelmente falarei com o presidente Putin”, disse Trump.
Espera-se que Zelensky lidere a delegação da Ucrânia na Conferência de Segurança de Munique, da qual o vice-presidente JD Vance e o enviado especial para Ucrânia e Rússia, Keith Kellogg, também devem participar, mas Trump não.
O post Trump conversa com Putin e fala em avanço para o fim da guerra na Ucrânia apareceu primeiro em Revista Oeste.