Trump anuncia tarifas de 25% sobre aço e alumínio, que afetam exportações do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que pretende oficializar, nesta segunda-feira, 10, a aplicação de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio. A medida afetará diretamente o Brasil, um dos principais exportadores desses produtos para o mercado norte-americano. Questionado sobre o impacto da decisão, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou que não irá comentar o assunto.

O Brasil figura entre os maiores fornecedores de aço para os Estados Unidos. No ano de 2024, o país ocupou a segunda posição entre os principais exportadores da commodity para o mercado norte-americano. Ficou atrás apenas do Canadá, conforme dados do American Iron and Steel Institute.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

De acordo com o Instituto Aço Brasil, os Estados Unidos absorveram 60,6% do volume total de produtos siderúrgicos enviados pelo Brasil no ano anterior. Em termos financeiros, essa participação representou 54,1% do total exportado. No geral, foram destinadas 5,8 milhões de toneladas ao mercado norte-americano. O total dessas exportações atingiu US$ 4,7 bilhões.

Durante uma viagem a bordo do Air Force One, Trump declarou que as novas tarifas sobre metais valeriam para “todos”, incluindo Canadá e México, seus principais parceiros comerciais.

“Qualquer aço que entrar nos Estados Unidos vai ter uma tarifa de 25%,” declarou Trump. “Alumínio, também.”

Durante seu primeiro mandato, em 2018, Trump já havia imposto tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio. Posteriormente, concedeu cotas isentas a alguns parceiros comerciais, como Canadá, México, União Europeia e Brasil.

Trump deve anunciar novas tarifas

Trump mencionou que pretende anunciar, entre terça e quarta-feira, novas tarifas recíprocas contra países que, segundo ele, “se aproveitam” dos Estados Unidos.

“Não vai afetar todos os países, porque há alguns com os quais temos tarifas similares; mas com aqueles que estão tirando vantagem dos EUA, teremos reciprocidade”, disse o presidente.

Em relação ao Canadá, Trump fez declarações polêmicas ao afirmar que o país vizinho só existe economicamente por conta do comércio com os Estados Unidos. Ele sugeriu que os canadenses poderiam reduzir pela metade seus impostos caso aceitassem integrar-se como o 51º estado norte-americano.

A nova rodada de tarifas de Trump faz parte de uma série de medidas protecionistas que vêm sendo adotadas. O presidente já havia ameaçado Canadá e México com tarifas de 25%, mas, em 3 de fevereiro, concedeu um adiamento de 30 dias. Além disso, impôs uma taxa de 10% sobre importações chinesas. Em resposta, a China implementou tarifas retaliatórias contra produtos norte-americanos. A medida atingiu US$ 14 bilhões em mercadorias provenientes dos Estados Unidos. As tarifas chinesas entraram em vigor neste domingo, 9.

O post Trump anuncia tarifas de 25% sobre aço e alumínio, que afetam exportações do Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.