O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira, 11, a instalação de uma comissão especial para debater a Proposta de Emenda à Constituição 66/2023, mais conhecida como PEC dos Municípios.
A PEC foi apresentada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ainda na gestão de Arthur Lira (PP-AL). O texto propõe o parcelamento das dívidas das prefeituras com a Previdência, além de um novo modelo para a quitação dos precatórios.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Dando segmento ao empenho do presidente Arthur Lira (PP-AL) na gestão passada, a presidência da Câmara dos Deputados vai marcar a reunião de Comissão Especial da PEC 66 do ano de 2023, que visa a abrir novo prazo de parcelamento dos débitos dos municípios com a Previdência e define limites para o pagamento de precatórios”, declarou Motta.
O deputado sinalizou que a instalação da comissão especial vai ocorrer “assim que recebermos dos líderes partidários as recomendações dos integrantes do colegiado”.
Motta diz que PEC dos Municípios é “urgente e necessária”
O presidente da Câmara fez o anúncio sobre a tramitação do texto da PEC na Casa durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, organizado pelo governo federal. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Ainda durante seu discurso, Motta disse que a PEC dos Municípios é um tema “urgente e necessário para que os gestores que acabaram de assumir os seus mandatos possam conduzir duas administrações com tranquilidade e com os olhos voltados para as questões mais prementes para a população”.
A discussão da Proposta de Emenda à Constituição 66/2023 também é apoiada pelo governo federal. Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) defendeu a tramitação do projeto nas Casas Legislativas.
O post Motta garante comissão para debater PEC dos Municípios apareceu primeiro em Revista Oeste.