Previsão do tempo indica calor extremo e tempestades nesta semana

Em previsão do tempo publicada nesta segunda-feira, 10, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou chuvas intensas e calor extremo para diversas regiões do Brasil entre os dias 10 e 17 de fevereiro.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

De acordo com o documento, os maiores acumulados de precipitação devem ocorrer nas regiões Norte e Centro-Oeste, além de áreas isoladas do Sul e Sudeste. Em algumas localidades, a precipitação pode ultrapassar os 100 milímetros, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Fortes chuvas previstas para o Norte e parte do Centro-Oeste

O relatório destaca que a Região Norte será uma das mais afetadas pelas chuvas nos próximos dias. As instabilidades atmosféricas, combinadas com o calor e a umidade elevada, devem provocar pancadas de chuva ao longo da semana.

“As chuvas podem superar 100 milímetros no Acre, Rondônia, leste do Amazonas e faixa central e sudoeste do Pará”, diz o boletim. Além disso, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais ao sul do que o habitual, deve favorecer chuvas volumosas no nordeste do Pará e no leste do Amapá.

No Centro-Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão acumulados significativos de precipitação, especialmente no início da semana. “No oeste do Mato Grosso, as chuvas poderão ser mais volumosas ao longo da semana, ultrapassando 80 milímetros em algumas localidades”, informa o relatório.

Em Goiás, as instabilidades devem ser mais intensas entre segunda e terça-feira, 12, com risco de tempestades localizadas. A tendência, no entanto, é de diminuição das chuvas na segunda metade da semana no leste do Estado.

Previsão do tempo para Sudeste e Sul

Na Região Sudeste, a previsão indica tempo firme na maior parte de Minas Gerais e Espírito Santo, com possibilidade de pancadas isoladas no final da tarde por causa do forte calor que atinge a região.

Já no Estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro, os meteorologistas alertam para “risco de chuva intensa no início da semana, com pancadas que podem ser localmente fortes”. No litoral paulista, os volumes acumulados podem ultrapassar 60 milímetros.

A região Sul do Brasil também enfrentará um cenário de contrastes. No Rio Grande do Sul, a onda de calor deve persistir até terça-feira, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C em algumas localidades.

No entanto, a chegada de um sistema frontal a partir de quarta-feira trará alívio, o que possibilita o retorno das chuvas, que podem superar os 50 milímetros em algumas áreas da região Sul do Brasil.

Em Santa Catarina e no Paraná, as instabilidades devem se intensificar ao longo da semana, com acumulados acima de 60 milímetros, podendo ultrapassar 100 milímetros nas regiões mais afetadas.

Onda de calor e temperaturas extremas

Além das chuvas intensas, o boletim do Inmet também chama a atenção para a persistência de temperaturas elevadas em diversas partes do país. “As máximas permanecerão elevadas no Nordeste, variando entre 30°C e 36°C, podendo ultrapassar 38°C no interior da região”, afirma o relatório.

No Norte, as temperaturas máximas ficarão entre 25°C e 28°C na maior parte da região, exceto em Roraima e no oeste do Amazonas, onde os termômetros poderão passar dos 30°C.

Já no Centro-Oeste, a semana começa com temperaturas amenas, com variação entre 24°C e 28°C, mas a tendência é de elevação ao longo dos dias, com máximas entre 28°C e 34°C.

Mulher durante onda de calor
O calor será predominante no Brasil | Foto: Divulgação/Freepik

No Sudeste, as temperaturas devem oscilar entre 28°C e 34°C, enquanto a onda de calor deve elevar as temperaturas até o dia 11 de fevereiro no Sul do país, especialmente no Estado do Rio Grande do Sul.

“A previsão é de valores entre 30°C e 38°C, podendo ultrapassar os 40°C em algumas localidades”, informa o boletim. A partir do dia 12 de fevereiro, a aproximação de uma frente fria trará um declínio nas temperaturas máximas no Estado.

As temperaturas mínimas também seguirão elevadas na maioria das regiões, com destaque para o oeste do Rio Grande do Sul, onde os valores podem atingir 28°C. No Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, as mínimas variam entre 18°C e 26°C, enquanto no Norte os termômetros devem marcar entre 22°C e 26°C.

Previsão do tempo alerta para cuidados com a saúde

Diante da previsão de chuvas intensas e calor extremo, o Inmet reforça a importância do acompanhamento dos avisos meteorológicos emitidos ao longo da semana. A população das áreas mais afetadas deve ficar atenta a possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e tempestades severas.

O instituto recomenda ainda cuidados especiais para evitar problemas de saúde relacionados ao calor, como desidratação e insolação. “É essencial que a população se mantenha hidratada e evite exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h”, alerta o relatório.

Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste

O post Previsão do tempo indica calor extremo e tempestades nesta semana apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.