Deputados da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva protestaram na última terça-feira, 11, contra denúncias de irregularidades no programa Cozinha Solidária, administrado pelo Poder Executivo. Parlamentares levaram marmitas de alumínio à tribuna da Câmara e gritaram em coro “quentinhas vazias” em alusão ao caso.
A manifestação foi conduzida pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que criticou o presidente Lula e chamou de hipocrisia seu discurso sobre alimentação. “Sempre mentiu sobre comida no Brasil, sempre”, afirmou Bilynskyj.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O povo reclama do preço dos alimentos, da inflação, do impacto da alta do dólar, do café a preço de ouro… Lula prometeu picanha e não sobrou nada, não tem dinheiro nem para comprar abóbora”, disse Paulo Bilynskyj (PL-SP) no plenário da Câmara dos Deputados.
Jornal constata fraude nas “quentinhas”
O programa das “quentinhas”, criado para fornecer refeições subsidiadas à população, enfrenta acusações de fraude. Segundo reportagem do jornal O Globo, as entidades responsáveis por produzir e distribuir as marmitas não cumpriram suas funções. Além disso, os endereços visitados como locais do serviço não trabalhavam com alimentos.
Diante das denúncias, o Ministério do Desenvolvimento Social acionou a Rede Federal de Fiscalização de Programas vinculados ao Cadastro Único. O núcleo atua em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Polícia Federal e outros órgãos de controle.
+ Leia também: “Kim Kataguiri denuncia caso das ‘quentinhas invisíveis’ ao MPF”
Ministros de Estado são obrigados a responder pedidos de informação enviados pelas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado. Caso haja recusa, podem ser enquadrados por crime de responsabilidade.
Protesto na Câmara
Durante o protesto na Câmara, Bilynskyj afirmou que “R$ 5 milhões não foram para lugar nenhum”. “A quentinha que deveria estar alimentando os pobres de São Paulo simplesmente não foi entregue”, criticou o deputado. “Prestem atenção da próxima vez que esses caras [governistas] falarem que estão ajudando os pobres, que estão alimentando a população, por que é tudo mentira”.
Ele também questionou a participação de organizações não governamentais (ONGs) ligadas a assessores parlamentares da esquerda. “ONG que contrata outra ONG e, no final, sabe o que forneceram? Nada”, acusou.
+ Leia também: “Nas asas da corrupção”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 239 da Revista Oeste
Veja o protesto completo no vídeo abaixo (de 4h40min37s a 4h48min50s):
O post Oposição protesta contra ‘quentinhas vazias’ de programa do governo Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.