Na manhã desta quinta-feira, 13, clientes de várias instituições financeiras enfrentaram dificuldades com o serviço Pix. Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Itaú, PicPay, Nubank, Santander e Stone foram alguns dos bancos afetados.
A instabilidade gerou um pico de 4,4 mil reclamações no site Downdetector por volta das 9h10.
O Banco Central do Brasil identificou um problema no mecanismo de consulta às chaves do serviço, causando uma interrupção temporária
“Na manhã desta quinta-feira, 13, o Banco Central identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do Pix. Isso causou uma instabilidade momentânea no sistema”, declarou a instituição.
Depois da aplicação das medidas, o sistema voltou a operar normalmente.
Pix tem registrado instabilidades constantes
![Pix também passou a ser usado para a prática de golpes no país | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/08/Pix.jpg)
O C6 Bank informou que foi afetado pela indisponibilidade entre 8h50 e 9h50, mas confirmou que suas operações já foram normalizadas. Outras instituições optaram por não comentar o ocorrido.
Na sexta-feira anterior, 7, o Pix também apresentou instabilidade, afetando operações em todo o país. As instituições afetadas incluíam Nubank, PicPay e Itaú.
No Google Trends, houve um aumento nas buscas por termos como “Pix fora do ar hoje” e “instabilidade Pix”, evidenciando a preocupação dos usuários.
No dia, a falha no sistema parecia ter origem no BC, já que a instabilidade foi registrada no site do órgão às 12h43, quase simultaneamente ao início das reclamações nas instituições financeiras.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O post Pix registra instabilidade na manhã desta quinta-feira, 13 apareceu primeiro em Revista Oeste.