Lula, sobre a COP30 em Belém: ‘Se não tiver hotel, que durma na estrela’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a possível falta de leitos para turistas que devem ir a Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro deste ano para a COP30. O petista disse que, se faltar hospedagem, que “durma na estrela”. 

“Se não tiver hotel cinco estrelas, durma em um de quatro”, declarou Lula, durante evento em Belém nesta quinta-feira, 13. “Se não tiver um de quatro, durma em um de três. Se não tiver um de três, durma na estrela do céu do mundo, olhando para o céu, que vai ser maravilhoso.”

+ COP30: falta de leitos ‘explode’ preços de diárias em Belém

O petista disse que teve “muita dúvida” sobre realizar, em Belém, o maior evento climático do mundo e que deve reunir cerca de 50 mil pessoas. Ele relatou que a decisão foi questionada por pessoas próximas. 

“Confesso que tinha muita gente que falava: ‘Mas Lula, a gente vai levar para o Pará, mas lá não tem hotel. Lá tem o problema de muitas casas em lugar que não tem tratamento de esgoto. Você vai levar para lá?’”, contou. “Mas eu fui me convencendo depois.”

Com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), Lula afirmou: “A gente vai fazer a COP aqui, não tem problema. Que Belém seja do jeito que for. Que o povo seja do jeito que for. É aqui”.


Lula diz que estrangeiros precisam saber como “dói uma picada de carapanã”

Ao falar sobre a realização da COP30 em Belém, o presidente sinalizou que considerou levar o evento para São Paulo ou Rio de Janeiro — em decorrência da estrutura das cidades —, mas que deliberou por Belém por ser uma das regiões que integra a Amazônia Legal. 

“Porque seria mais fácil fazer em São Paulo”, declarou o petista. “São Paulo tem hotel, muito hotel. São Paulo tem não sei das quantas.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste 

Ao destacar a sua decisão de fazer a COP30 em Belém, disparou: “Eles têm que saber o quanto dói uma picada de paracanã. Eles têm que saber, porque é bom, sabe”.

“Tem que saber que aqui é um povo extraordinariamente alegre, é um povo feliz, trabalhador. Nós somos pobres, mas temos orgulho. Eles vão ver como a gente vive, eu não vou enfeitar. Eu não vou tirar pobre da rua. Eu não vou fazer o que não é possível. Eu quero que eles vejam a nossa Belém do jeito que ela é”, acrescentou. 

O post Lula, sobre a COP30 em Belém: ‘Se não tiver hotel, que durma na estrela’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.