O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), assinou um plano estratégico para fortalecer o cooperativismo rural. O protocolo de intenções, firmado nesta semana entre a pasta e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), busca atender antigas demandas de produtores e agroindústrias cooperadas.
A iniciativa prevê maior participação das cooperativas na formulação de políticas públicas e no acesso a linhas de crédito subsidiadas.
Entre as principais ações do plano, destaca-se a criação da Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da SAA. A estrutura permitirá a representação contínua das cooperativas em decisões governamentais.
Além disso, a inclusão das cooperativas no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista ampliará o acesso ao crédito para financiamento de máquinas agrícolas, por meio da linha Pró-Trator, que prevê subvenção de 4% sobre os juros. A expectativa é que o valor destinado a esses subsídios cresça 400% em 2025, comparado a 2024.
Governo paulista destaca plano para o cooperativismo rural

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, destacou que a meta é viabilizar a aquisição de mil máquinas agrícolas por meio das cooperativas neste ano. “A assinatura do plano ocorreu durante o Intercâmbio Técnico do Cooperativismo Agropecuário”, disse. “Foi realizado na Universidade de St. Gallen, na Suíça, e contou com a presença de representantes de 50 cooperativas paulistas.”
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
O plano também inclui a inserção do café no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social. Além disso, estão previstas medidas para simplificar a adesão de produtores cooperados ao programa, em parceria com o Instituto de Terras do Estado de São Paulo.
Outra iniciativa envolve a cadeia produtiva leiteira, que contará com o fortalecimento do Hub do Leite. De acordo com a SAA, isso beneficiará cerca de 600 produtores por meio de pesquisas aplicadas conduzidas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.
Atualmente, o Estado de São Paulo abriga 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados, segundo dados da Ocesp. O modelo cooperativo proporciona benefícios como:
- acesso facilitado a insumos e tecnologias;
- melhor comercialização dos produtos;
- assistência técnica especializada; e
- fortalecimento das comunidades rurais.
Leia também: “As vantagens do cooperativismo no agro”
O post Governo de SP cria plano de fortalecimento do cooperativismo rural apareceu primeiro em Revista Oeste.