A Renault, montadora francesa, e o grupo chinês Zhejiang Geely Holding assinaram um acordo para a produção e comercialização conjunta de veículos elétricos e de baixo carbono no Brasil.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 17, relata O Estado de S. Paulo. O fechamento da parceria depende da aprovação de autoridades e de um contrato definitivo.
A Geely poderá acessar o Complexo Industrial Ayrton Senna (CAS), localizado em São José dos Pinhais, no Paraná.
Estão incluídas entre os locais de acesso as áreas de produção, vendas e serviços da Renault no Brasil. A companhia chinesa se tornará, em contrapartida, acionista minoritária na operação brasileira da Renault.
“A Renault do Brasil se tornará uma distribuidora do portfólio de veículos do Geely Holding no país, por meio do seu ecossistema de distribuição existente”, declara nota da empresa.
“Por meio desta parceria, ambas as empresas serão capazes de expandir seus poderes de marca e se tornarão players centrais no Brasil, mercado que representa 44% das vendas automotivas na América Latina.”
O grupo Geely, que possui diversas marcas de carros pelo mundo, é também proprietário da fabricante chinesa de carros elétricos Zeekr e da sueca Volvo.
Renault e a produção de veículos elétricos
A Renault inaugurou o CAS em 4 de dezembro de 1998. O conjunto de fábricas localizado no Paraná se tornou polo exportador para a América Latina, com mais de 1 milhão de veículos exportados.
No Brasil, ao longo dos últimos 25 anos, foram produzidos mais de 3,5 milhões de veículos, segundo informações divulgadas pela montadora.
Leia mais: “Honda e Nissan cancelam fusão que formaria 3ª maior montadora no mundo”
A empresa francesa, no Brasil, ingressou na produção de veículos elétricos. Em seu site, se coloca como a pioneira em veículos 100% elétricos no Brasil.
O post Renault e grupo chinês se unem para produzir e carros elétricos no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.