Principal tenista brasileiro na atualidade, o carioca João Fonseca provavelmente não estaria brilhando em sua carreira não fosse uma orientação de Jannik Sinner. Em 2023, em um encontro durante uma competição em Turim, o italiano, número 1 do ranking, sugeriu a Fonseca desistir do ensino superior nos Estados Unidos para se dedicar exclusivamente à categoria profissional.
Na época da conversa com Sinner, Fonseca viajou para a competição como um discreto ajudante, o chamado ‘rebatedor’, que treina com os atletas profissionais e os auxilia na troca de golpes dentro da quadra. O brasileiro já havia estreado no circuito profissional, mas seguia indeciso sobre o seu futuro nas quadras.
Fonseca fez acerto com faculdade
Antes de viajar a Turim, Fonseca e sua família visitaram duas universidades nos Estados Unidos, que costumam conceder bolsas de estudo a atletas com elevado UTR, que é a sigla para Universal Tennis Rating. O ranking é um sistema de classificação global para jogadores de tênis.
Convidado, o brasileiro acertou o seu ingresso na Universidade da Virgínia para participar do programa de tênis universitário até junho de 2024. O plano era disputar as competições colegiais por uma temporada e, assim, ganhar força física, técnica e tática antes da profissionalização.
“Desde o início eu estava pensando em ir para a universidade. Estava comprometido com Virgínia e ele [Sinner] me disse: ‘Você está indo para a universidade? Você é bom demais para isso. Vá para os profissionais’”, contou o brasileiro, em entrevista ao site da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). O encontro entre os jogadores se deu em uma sessão de treinamentos. “Isso foi algo muito legal. Achei que esse cara estivesse brincando comigo e fazendo uma piada.”
Fonseca teria até junho para decidir sobre seu futuro. Em fevereiro, no entanto, depois de permanecer no circuito profissional, ele concordou com Sinner. “Foi uma decisão muito difícil que eu e minha família precisamos tomar. Nos últimos meses, contudo, sinto que o tênis profissional me escolheu de uma maneira que eu simplesmente não poderia dizer não”, afirmou, sobre a decisão de permanecer na ATP.
De Buenos Aires para o Rio de Janeiro
A decisão por enquanto vem se mostrando acertada. Fonseca, então 99º do ranking, venceu no último domingo, 16, o ATP 250 de Buenos Aires, superando o argentino Francisco Cerúndolo, 28º do ranking. O brasileiro saltou para a posição 68. Nesta semana, ele disputa o ATP 500 do Rio de Janeiro na condição de um dos favoritos.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
O post Como o 1º do mundo fez João Fonseca trocar a faculdade pelo tênis profissional apareceu primeiro em Revista Oeste.