Denúncia contra Bolsonaro deve ser ‘muito mal vista’ pelo governo Trump

Um dos principais pensadores da direita norte-americana, Steve Bannon manifestou preocupação com a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser alvo de uma denúncia do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, no caso do suposto plano golpista.

De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, Bannon demonstrou sua apreensão durante uma reunião recente com Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos. Ele, por sua vez, acrescentou que uma denúncia do PGR seria “muito mal vista” pelo governo Trump.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Diante disso, Rubio teria solicitado ao senador republicano Steve Daines que levasse essa perspectiva à secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, durante um encontro em Brasília na última sexta-feira, 14. No entanto, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o assunto não foi discutido na reunião.

Nos últimos dias, aliados de Bolsonaro buscaram apoio junto a representantes de Trump para denunciar o que consideram uma perseguição ao ex-presidente. De acordo com a Folha, há uma grande expectativa por uma declaração formal do presidente norte-americano em defesa de Bolsonaro.

PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe

Gonet denunciou Bolsonaro na noite desta terça-feira, 18, por suposta tentativa de golpe de Estado. Além do ex-presidente, o PGR acusou outras 33 pessoas, em virtude do que seria uma tentativa de ruptura institucional.

Dessa forma, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a acusação feita pela PGR. Estima-se que haja um veredito em outubro deste ano. Outras investigações, como as relacionadas ao suposto desvio de joias e à fraude nos cartões de vacina, devem ser tratadas separadamente.

Paulo Gonet, procurador-geral da República | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Paulo Gonet, procurador-geral da República | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Resumidamente, Gonet denunciou Bolsonaro pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Conforme o documento de 270 páginas, “a peça acusatória minudencia trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas”.

Além de Bolsonaro, Gonet denunciou os militares Mário Fernandes e Almir Garnier; o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ); o ex-assessor Filipe Martins; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques; e os ex-ministros Anderson Torres e Augusto Heleno.

Leia também: “Os exilados políticos do 8 de janeiro”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 229 da Revista Oeste

O post Denúncia contra Bolsonaro deve ser ‘muito mal vista’ pelo governo Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.