Voo da Azul enfrenta emergência por nível baixo de combustível

Um voo da Azul enfrentou uma situação de emergência devido ao baixo nível de combustível na tarde da última quarta-feira, 19. O Airbus A320, que fazia o voo AD4781, decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a São Luís, Maranhão.

+ Brasil registrou 8 acidentes aéreos em 4 meses

Porém, o mau tempo, com ventos superiores a 35 km/h, e trovoadas, impediram o pouso em São Luís. A segunda opção, era pousar em Teresina, a capital do Piauí. Porém, as condições climáticas também foram desfavoráveis. Dessa forma, a aeronave precisou fazer um desvio para Parnaíba (PI).

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O piloto declarou “4871 informa mayday fuel” ao controle aéreo, um sinal de emergência por baixo combustível. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), essa situação ocorre quando há menos de 30 minutos de combustível disponível.

O áudio foi reproduzido pelo portal g1.

O controlador informou que as condições em Parnaíba eram boas. O avião pousou com segurança às 17h49. Depois do pouso, a aeronave foi reabastecida e seguiu para São Luís, onde os passageiros desembarcaram.

Azul se manifesta sobre emergência

A Azul comunicou que o desvio foi uma medida para garantir a segurança do voo. A empresa assegurou que prestou a assistência necessária aos passageiros, conforme estabelecido pela Resolução 400/2016 da Anac.

Veja a nota da Azul:

“A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), precisou ser alternado para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar pelo mesmo motivo, precisando desviar novamente, para Parnaíba (PI), onde aterrisou em total segurança. Em seguida, a aeronave prosseguiu para a capital maranhense, onde clientes e tripulação desembarcaram.

Os clientes impactados estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.”

Leia também: Imprudência no ar, reportagem publicada na Edição 256 da Revista Oeste

O post Voo da Azul enfrenta emergência por nível baixo de combustível apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.