Uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelou alta concentração de cocaína na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Isso a coloca entre as mais contaminadas do mundo.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
O estudo, publicado na revista Science of the Total Environment, analisou amostras de dezembro de 2022 a abril de 2023. A pesquisa está disponível gratuitamente para leitura até o dia 8 de março de 2025.
Pesquisadores encontraram resíduos de cocaína em 63% das amostras
Os pesquisadores da UFSC coletaram 27 amostras de água e 18 de sedimentos. Os cientistas detectaram ao menos 25 contaminantes emergentes. Os resíduos de cocaína foram encontrados em 63% das amostras.

O resquício, excretado pelo corpo depois do consumo da droga, era despejado na lagoa por meio do esgoto doméstico.
Com 19,71 km², a Lagoa da Conceição, localizada no leste de Florianópolis, é cercada por áreas de proteção ambiental. Além de ser um destino turístico, o local abriga diversas espécies da fauna e da flora.
Secretaria do Meio Ambiente irá avaliar a contaminação em Florianópolis
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) afirmou que o esgoto é tratado e não afeta diretamente a lagoa. A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por sua vez, irá avaliar as amostras contaminadas e tomar medidas cabíveis.
O estudo utilizou técnicas avançadas para identificar os compostos. A presença de cocaína na lagoa é comparável aos níveis de regiões urbanas da Europa e da Ásia.
Além de Florianópolis, pesquisadores encontraram resíduos de cocaína em outras áreas do Brasil, como as águas costeiras de Santa Catarina e praias do Rio de Janeiro, Guarujá e Santos.
O post Lagoa de Florianópolis é uma das mais contaminadas do mundo por cocaína apareceu primeiro em Revista Oeste.