O presidente Lula da Silva avisou a aliados que vai substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na reforma ministerial em discussão no governo. Alvo de reclamações por parte de membros do Congresso, Nísia também é motivo de descontentamento do próprio petista, que esperava um desempenho menos frustrante.
Nísia, por exemplo, recebe críticas por uma eventual hesitação em pontos de grande desgaste para o governo, como o aumento exponencial dos casos de dengue e o mau gerenciamento de diversos lotes de vacinas, entre elas, as de combate ao covid-19.
Lula busca auxiliar para reverter desgaste
A ministra deve ceder seu lugar ao colega Alexandre Padilha, atual chefe da Secretaria de Relações Institucionais. Padilha é médico e ocupou a pasta na gestão da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Conforme reportagem do jornal Folha de S.Paulo, há uma avaliação no Palácio do Planalto de que, diante da crescente queda de popularidade do presidente, o Ministério da Saúde seria uma área com potenciais condições de reverter o quadro negativo. Para isso, no entanto, seriam necessárias iniciativas rápidas e consistentes na implementação de políticas públicas de maior visibilidade.
Uma dessas iniciativas seria o “Mais Acesso a Especialistas”, programa que promete reduzir filas e ampliar o acesso da população a exames e consultas pontuais nos especialidades de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. Auxiliares de Lula sugerem a ideia de que, sem Nísia, a manobra resulte em uma vitrine da gestão petista.
Nas conversas em que se discutiram nomes para substituir a atual ministra, Lula manifestou sua preferência pelo também ex-ministro da Saúde Arthur Chioro. As questões de interesse político, no entanto, devem prevalecer sobre as urgências técnicas.
Rui Costa faz lobby por Chioro
Os interlocutores do presidente citam a importância de um nome que tenha perfil político para estar à frente da pasta, o que contaria a favor de Padilha. Chioro, por sua vez, tem o apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O post Reforma ministerial: Lula deve substituir Nísia por Padilha apareceu primeiro em Revista Oeste.