Nos próximos dias, as chuvas se espalham pelo Brasil, com destaque para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Norte e litoral do Nordeste. Este fenômeno continuará provocando chuvas em diversos Estados e leve queda nas temperaturas.
Segundo o site Meteored, nesta sexta-feira, 21, o deslocamento da frente fria para o oceano Atlântico manterá umidade no Sul, oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que favorece tempestades isoladas.
As chuvas devem se concentrar no centro-leste de São Paulo, o que inclui a capital paulista, onde há risco de precipitações volumosas em curto tempo, que podem causar transtornos. No litoral nordestino, entre Ceará e Maranhão, as chuvas diárias continuarão com intensidades moderadas.
Temperaturas devem cair levemente
Neste sábado, 22, a massa de ar quente no Brasil Central perde força. A temperatura cai levemente e a nebulosidade aumenta. A umidade do Atlântico, combinada com altas temperaturas, provoca instabilidade, o que eleva o risco de tempestades no Centro-Oeste e no Sudeste, especialmente em Minas Gerais e em São Paulo.
No Rio Grande do Sul, o tempo fica estável, com poucas chances de chuva. Já no interior de Santa Catarina e do Paraná, há possibilidade de chuvas isoladas, principalmente no oeste catarinense.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No domingo 23, o tempo será firme no Sul do Brasil, mas pancadas de chuva podem ocorrer no leste de Santa Catarina e Paraná, com intensidade de fraca a moderada. As áreas de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás devem estar atentas a mudanças repentinas no clima, com previsão de tempestades intensas à tarde, acompanhadas de ventos fortes e trovoadas.
Regiões do interior de São Paulo, leste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro também podem enfrentar chuvas que provoquem transtornos. Precipitações menos intensas são previstas para o norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
O post Temperaturas caem e frente fria traz tempestades apareceu primeiro em Revista Oeste.