Na coluna de economia publicada na Edição 257 da Revista Oeste, o jornalista Carlo Cauti destaca que o varejo brasileiro deve cair no trimestre entre fevereiro e abril. O setor mais afetado será o de livros e revistas, com queda estimada de 56,88%.
Segundo as previsões da Ibevar-FIA Business School, as vendas gerais recuarão 2,86% no período na comparação com o período de janeiro a março. No caso do varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, a queda prevista é ainda maior: 3,26%.

Além dos produtos de leitura, os segmentos que mais sofrerão serão os de artigos de uso pessoal (-15,69%) e móveis e eletrodomésticos (-13,85%). Somente os segmentos de alimentos (1,1%) e supermercados (1,18%) terão um resultado positivo.
A íntegra do texto “Banco do Brasil se prepara para o pior” está disponível aos mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.
Livros e revistas no Brasil em queda
A sexta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada em dezembro de 2024, revelou que o número geral de leitores caiu nos últimos anos: de 52% da população, em 2019, para 47%, em 2024.
A publicação mostra que 93,4 milhões de brasileiros leram pelo menos um livro nos últimos três meses, uma redução de quase 7 milhões em relação à edição anterior. Além disso, a média de livros lidos por ano caiu de 4,95 em 2019 para 3,96 em 2024.
Entre os leitores, 62% afirmaram não ler livros com frequência. As justificativas para a baixa leitura variam desde falta de tempo (46%) até preferência por outras atividades (9%). Realizada entre abril e julho daquele ano, a pesquisa entrevistou 5.504 brasileiros em 208 municípios.
A escolaridade e a renda continuam como fatores determinantes para o hábito de leitura. Indivíduos com ensino superior leem, em média, 6,45 livros por ano, contra 3,07 daqueles com apenas o ensino fundamental. Da mesma forma, leitores das classes A e B apresentam hábitos mais frequentes em comparação às classes D e E.
Revista Oeste
A Edição 257 da Revista Oeste vai além do texto de Carlo Cauti. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Cristyan Costa, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Adalberto Piotto, J.R. Guzzo, Guilherme Fiuza, Alexandre Garcia, Sarah Peres, Ana Paula Henkel, Flávio Gordon, Joanna Williams (da Spiked), Ubiratan Jorge Iorio, Dagomir Marquezi, Artur Piva, Evaristo de Miranda e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Não faça parte da estatística de brasileiros que não leem regularmente. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
O post Mercado brasileiro de livros deve derreter no trimestre apareceu primeiro em Revista Oeste.