‘Mãe de Santo’ denuncia possível descaso com cadáveres em cemitério no RS

A “Mãe de Santo” Michelly da Cigana revelou, em vídeo publicado nas redes sociais, um possível descaso em um cemitério na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Segundo a mulher, restos mortais estão sendo descartados em tonéis expostos às pessoas que passam pelo local.

Michelly argumentou que são “mais de 20 tonéis que a Prefeitura de Alvorada está deixando onde toda a população tem acesso”. No vídeo, publicado nesta quinta-feira, 20, a religiosa ainda mostra aparentes ossadas dentro de sacos plásticos descartados dentro em barris.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Ela afirmou que o motivo da negligência é a falta de dinheiro dos familiares para os processos mortuários. “Como religiosa, vou falar: a pessoa morre e, mesmo depois de morta, continua sendo cobrada”, disse. “As famílias não têm [dinheiro] para pagar. Em vez de colocarem em uma sala reservada no cemitério, fechada, sem acesso ao público, eles deixam com acesso a todo mundo. Isso tem que ser levado para incineração.”

Em contrapartida, em nota à imprensa, a Prefeitura de Alvorada repudiou a denúncia da Mãe de Santo. A administração municipal informou que a “gravação foi utilizada para distorcer um procedimento legal, gerando desinformação e desrespeito às famílias”.


A prefeitura justifica que o “procedimento realizado segue rigorosamente a legislação vigente, garantindo que, ao fim do prazo legal de concessão dos jazigos e após a devida notificação às famílias, as ossadas sejam removidas do ossário e encaminhadas para descarte adequado, conforme as normas sanitárias e ambientais”.

Além disso, a administração de Alvorada acusou Michelly de violar o artigo 212 do Código Penal. Em suma, a normativa caracteriza como vilipêndio de cadáver o desrespeito e a ridicularização ao corpo de uma pessoa morta.

“Diante da gravidade dos fatos, a Prefeitura de Alvorada irá registrar um boletim de ocorrência na delegacia, tomará as medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis e fará uma denúncia à plataforma digital que hospeda o conteúdo”, informou a prefeitura.

“Mãe de Santo” ganhou destaque por estátua de Belzebu

Belzebu
Estátua da entidade Belzebu ganhou destaque nas redes sociais em 2023 | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Em 2023, Michelly da Cigana ganhou destaque nas redes sociais ao colocar uma imagem de Belzebu em cima do portão de sua casa. Ela justificou a ação ao afirmar que a instalação é uma maneira de “exaltar e agradecer, como forma de respeito e fé, pelas coisas boas que ele tem feito na minha vida”.

Leia também: “Jovem muda de vida depois de ver Inri Cristo no Raul Gil”

O post ‘Mãe de Santo’ denuncia possível descaso com cadáveres em cemitério no RS apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.