A “Mãe de Santo” Michelly da Cigana revelou, em vídeo publicado nas redes sociais, um possível descaso em um cemitério na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Segundo a mulher, restos mortais estão sendo descartados em tonéis expostos às pessoas que passam pelo local.
Michelly argumentou que são “mais de 20 tonéis que a Prefeitura de Alvorada está deixando onde toda a população tem acesso”. No vídeo, publicado nesta quinta-feira, 20, a religiosa ainda mostra aparentes ossadas dentro de sacos plásticos descartados dentro em barris.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ela afirmou que o motivo da negligência é a falta de dinheiro dos familiares para os processos mortuários. “Como religiosa, vou falar: a pessoa morre e, mesmo depois de morta, continua sendo cobrada”, disse. “As famílias não têm [dinheiro] para pagar. Em vez de colocarem em uma sala reservada no cemitério, fechada, sem acesso ao público, eles deixam com acesso a todo mundo. Isso tem que ser levado para incineração.”
Em contrapartida, em nota à imprensa, a Prefeitura de Alvorada repudiou a denúncia da Mãe de Santo. A administração municipal informou que a “gravação foi utilizada para distorcer um procedimento legal, gerando desinformação e desrespeito às famílias”.
A prefeitura justifica que o “procedimento realizado segue rigorosamente a legislação vigente, garantindo que, ao fim do prazo legal de concessão dos jazigos e após a devida notificação às famílias, as ossadas sejam removidas do ossário e encaminhadas para descarte adequado, conforme as normas sanitárias e ambientais”.
Além disso, a administração de Alvorada acusou Michelly de violar o artigo 212 do Código Penal. Em suma, a normativa caracteriza como vilipêndio de cadáver o desrespeito e a ridicularização ao corpo de uma pessoa morta.
“Diante da gravidade dos fatos, a Prefeitura de Alvorada irá registrar um boletim de ocorrência na delegacia, tomará as medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis e fará uma denúncia à plataforma digital que hospeda o conteúdo”, informou a prefeitura.
“Mãe de Santo” ganhou destaque por estátua de Belzebu

Em 2023, Michelly da Cigana ganhou destaque nas redes sociais ao colocar uma imagem de Belzebu em cima do portão de sua casa. Ela justificou a ação ao afirmar que a instalação é uma maneira de “exaltar e agradecer, como forma de respeito e fé, pelas coisas boas que ele tem feito na minha vida”.
Leia também: “Jovem muda de vida depois de ver Inri Cristo no Raul Gil”
O post ‘Mãe de Santo’ denuncia possível descaso com cadáveres em cemitério no RS apareceu primeiro em Revista Oeste.