Lula obteve menos da metade do engajamento de Bolsonaro em 2024

Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou um desafio significativo nas redes sociais, registrando um engajamento médio de 29.589 interações. Este número representou menos da metade do volume atingido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alcançou 73,9 mil interações no mesmo período.

A análise do desempenho de Lula nas plataformas foi conduzida pela Bites, uma empresa especializada em dados, que monitorou as atividades no Instagram, Facebook e X. O material foi publicado pelo portal Poder360.

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Além de Bolsonaro, o petista também ficou atrás de outros nomes de destaque na política. Michelle Bolsonaro, que lidera o PL Mulher, conseguiu um engajamento de 168,5 mil, quase seis vezes o número de interações de Lula.

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Michelle Bolsonaro teve o melhor desempenho nas redes em 2024 | Foto: Divulgação/Poder360

Adversários políticos superam Lula em engajamento

Outros adversários que superaram Lula foram o ex-coach Pablo Marçal, com 70.907, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que registrou 33.334 interações.

Os números foram igualmente desanimadores para outros políticos do PT e aliados que poderiam substituir Lula em uma eventual desistência. Fernando Haddad (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Camilo Santana (PT), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Helder Barbalho (MDB) todos ficaram com uma média de engajamento abaixo de 10 mil interações.

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Lula fica atrás de adversários | Foto: Divulgação/Poder360

Estratégias para reverter o cenário

Com o objetivo de melhorar esse quadro, Lula convocou Sidônio Palmeira para assumir a Secretaria de Comunicação Social em 14 de janeiro. Palmeira, que já havia trabalhado na campanha de Lula em 2022, trouxe consigo a missão de renovar a comunicação do governo e resgatar a popularidade do presidente.

Entre as estratégias adotadas, está o uso de formatos populares na internet, como o Ponto de Vista (POV), amplamente utilizado pelos jovens para apresentar diferentes perspectivas.

Os esforços de Sidônio Palmeira começaram a mostrar resultados. Em um novo levantamento da Bites, observou-se um aumento no engajamento de Lula, que passou de uma média de 29.589 em 2024 para 47.793 no período de primeiro de janeiro a 10 de fevereiro de 2025.

Apesar dessa melhora, Lula ainda permanece atrás de seus principais adversários, como Michelle Bolsonaro, que registrou 271,1 mil interações, Jair Bolsonaro com 84.215, o cantor Gusttavo Lima, que expressou interesse no Planalto em 2026, com 106.541, e Pablo Marçal, que alcançou 49.729.

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