Condição do papa Francisco ‘continua crítica’, informa Vaticano

O estado de saúde do papa Francisco “continua crítico”, informou o Vaticano em nota divulgada na tarde deste domingo, 23. Nesta manhã, a Santa Sé já havia dito que ele havia passado uma “noite tranquila”.

O chefe da Igreja Católica está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, ele teve uma crise respiratória e foi diagnosticado com pneumonia bilateral, ou seja, nos dois pulmões, e infecção polimicrobiana.

Apesar da condição crítica, Francisco não teve nenhuma crise respiratória desde a noite deste sábado, 22. O comunicado da sala de imprensa diz, ainda, que o papa recebeu a transfusão de duas bolsas de sangue, o que aumentou seus níveis de hemoglobina, (responsável por transportar oxigênio no sangue). Além disso, a contagem de plaquetas dele permaneceu estável.

Por outro lado, os exames indicaram um início leve de insuficiência renal (problema nos rins), mas a situação está sendo monitorada e controlada. O tratamento com almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos continua.

Leia mais: “É grave? Entenda o quadro de saúde do papa Francisco”

“O santo Padre continua vigilante e bem orientado”, diz a nota. “A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno fazem com que o prognóstico permaneça reservado.”

Histórico de saúde do papa Francisco

O Vaticano também informou que Francisco participou da missa nesta manhã. O pontífice, de 88 anos, deve ficar internado por pelo menos mais uma semana.

Em entrevista na sexta-feira 21, a equipe médica responsável pelo tratamento disse que o papa não corre risco de morte, mas que também não está fora de perigo por ser um “paciente frágil”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Francisco tem enfrentado problemas de saúde nos últimos anos, como crises frequentes de gripe, dor no nervo ciático e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Na juventude, ele teve pleurisia e precisou remover parte de um pulmão.

Durante seus 12 anos como líder da Igreja Católica Romana, o argentino foi hospitalizado várias vezes, incluindo em março de 2023, quando passou três noites no hospital com bronquite.

O post Condição do papa Francisco ‘continua crítica’, informa Vaticano apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.