São Paulo deve enfrentar onda de calor e chuvas intensas ao longo da semana

Nos próximos dias, a cidade de São Paulo enfrentará um clima característico de verão, com temperaturas elevadas e alta umidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta segunda-feira, 24, as temperaturas máximas na capital devem ultrapassar os 30 ºC, podendo atingir até 32 ºC. Essa tendência deve se manter até a quinta-feira, 27.

As temperaturas mínimas previstas variam entre 18 ºC e 19 ºC. Durante toda a semana, há previsão de pancadas de chuva, que ocorrem principalmente no final das tardes e início das noites, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.

Possibilidade de chuva em São Paulo

Os Estados sob alerta laranja incluem Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia | Foto: Rawpixel.com/Freepik
Chuvas podem ocorrer de forma isolada no início da semana | Foto: Rawpixel.com/Freepik

Na segunda-feira 24, as chuvas podem ocorrer de forma isolada, com intensidade de moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos.

Já na terça-feira 25, a previsão é de aumento de nebulosidade no fim da tarde, podendo resultar em chuvas fortes, seguidas de raios e ventania.

Segundo a Climatempo, a quarta onda de calor deste ano está presente no Brasil, afetando mais o Sul do país, mas também elevando as temperaturas no sul do Estado de São Paulo.

Espera-se que as temperaturas fiquem de 3 ºC a 5 ºC acima da média para o período.

A onda de calor no Brasil

A formação de uma nova onda de calor sobre o Brasil deve impactar o país nesta semana, começando pela Região Sul. O fenômeno já afeta o Paraguai e a Argentina, onde as temperaturas atingem 39°C. O site Meteored divulgou a previsão do tempo neste domingo, 23.

Na primeira semana de março, espera-se que o calor intenso se espalhe por várias regiões do Brasil. Neste domingo, as temperaturas no país já estavam elevadas, com máximas que variam entre 30°C e 34°C na maioria das cidades.

Algumas localidades do Centro-Oeste, do Sul, do Sudeste e do Nordeste registraram temperaturas superiores a 35°C e chegaram a quase 40°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cinco maiores temperaturas foram registradas em Porto Murtinho (MS), com 39,5°C; Pato (PB), com 37,2°C; Quaraí (RS), com 37,5°C; Pedro Gomes (MS), com 36,7°C; e Bonito (MS), com 36,5°C.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Nesta última semana de fevereiro, as temperaturas devem permanecer altas, com valores acima da média para o período. A condição de onda de calor aplica-se principalmente ao Estado do Rio Grande do Sul e ao extremo oeste dos Estados de Santa Catarina e do Paraná.

A partir da primeira semana de março, a massa de ar quente deve ganhar força, o que coloca em alerta para onda de calor partes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Leia mais em: “Brasil se prepara para nova onda de calor com temperaturas acima de 40°C”

O post São Paulo deve enfrentar onda de calor e chuvas intensas ao longo da semana apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.