Diante da vitória da aliança conservadora CDU/CSU, liderada pelo empresário e político conservador Friedrich Merz, nas eleições da Alemanha no último domingo, 23, líderes internacionais celebraram e parabenizaram o avanço do conservadorismo no país.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A aliança CDU/CSU, conhecida como União, da qual Merz faz parte, se tornará a principal força no Parlamento. Em uma publicação nas redes sociais, o novo chanceler disse que a Alemanha fará uma “contribuição para a liberdade e a segurança no mundo”.
Trump, Zelensky e Lula parabenizam Merz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou a vitória. “Este é um grande dia para a Alemanha e para os Estados Unidos da América sob a liderança de um cavalheiro chamado Donald J. Trump.”
“Parece que o partido conservador na Alemanha ganhou a grande e altamente esperada eleição”, disse o republicano em sua rede social, Truth Social. “Assim como os EUA, o povo da Alemanha se cansou da agenda fora do senso comum, especialmente sobre energia e imigração, que prevaleceu por tantos anos.”
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Merz e expressou sua expectativa de fortalecer a parceria entre os dois países. “Estou ansioso por trabalhar em estreita colaboração com o seu próximo governo para fortalecer ainda mais a parceria entre os nossos dois países.”
Congratulations to @_FriedrichMerz and @CDU/@CSU on their clear election victory today. Looking forward to working closely with your upcoming government to further strengthen the partnership between our two countries.
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) February 23, 2025
Na Europa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também felicitou Merz e se disse ansioso para continuar trabalhando em conjunto com a Alemanha. “A Europa deve ser capaz de se defender, desenvolver suas indústrias e alcançar os resultados necessários.”
Já o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, falou que a vitória de Merz é decisiva para a “família política, para a Alemanha e para a Europa” e parabenizou o novo chanceler da Alemanha.
A decisive victory for our political family, for Germany, and for Europe. Congratulations @_FriedrichMerz! One thing is clear: you will be Germany’s next chancellor.
— Kyriakos Mitsotakis (@kmitsotakis) February 23, 2025
O vice-primeiro-ministro da Itália, Antonio Tajani, foi outro a se manifestar. Ele disse que “apesar dos ataques e das mentiras da esquerda”, a mudança segue vencendo na Alemanha.
La Cdu/Csu di @_FriedrichMerz ha vinto le elezioni in Germania: i Popolari saranno alla guida del nuovo governo tedesco. Continua il trend vincente dei partiti appartenenti alla famiglia del PPE, vero argine alla deriva populista. L’Europa ha bisogno di una Germania forte,…
— Antonio Tajani (@Antonio_Tajani) February 23, 2025
Lula também parabenizou Merz. Em nota, o petista destacou a parceria entre os dois países na “defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”. Ele disse ainda que a eleição veio “em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”.
Quero cumprimentar Friedrich Merz e seu partido pela vitória no pleito eleitoral de ontem. Sua eleição ocorre em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos. A Alemanha é um…
— Lula (@LulaOficial) February 24, 2025
De acordo com o petista, Brasil e Alemanha têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. “Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos.”
O post Líderes mundiais parabenizam Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha apareceu primeiro em Revista Oeste.