Navio de luxo será o maior recife artificial do mundo

O lendário transatlântico norte-americano SS United States, famoso por transportar chefes de Estado e astros de Hollywood em viagens à Europa, será convertido no maior recife artificial do planeta.

O projeto, conduzido por um condado da Flórida, começou com a remoção da embarcação do Rio Delaware, no Estado de Nova York, na última quarta-feira, 19. O navio permaneceu atracado no mesmo local por quase três décadas. A informação foi divulgada pelo jornal português SIC Notícias.

A mudança ocorreu quatro meses depois do término de uma longa disputa sobre o aluguel da embarcação. A associação responsável pelo navio e seu proprietário mantiveram o impasse por anos. Inicialmente, a transferência estava prevista para novembro do ano passado. A Guarda Costeira dos Estados Unidos adiou a partida por temer a falta de estabilidade do navio, que permaneceu inativo por décadas. As autoridades duvidavam de sua segurança para a viagem.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O custo estimado para a compra do SS United States ultrapassa os US$ 10 milhões. Na cotação atual, o valor supera os R$ 50 milhões. O cronograma prevê que as etapas de limpeza, transporte e afundamento do navio durem cerca de um ano e meio.

O condado de Okaloosa pretende transformar a embarcação em um dos principais atrativos entre os mais de 500 recifes artificiais da região. Além do impacto ambiental, a iniciativa pode impulsionar o turismo local. Lojas de mergulho, barcos de pesca e hotéis devem se beneficiar. A expectativa é de uma movimentação de milhões de dólares anuais.



História do navio SS United States

Conhecido como America’s Flagship” ou “The Big U”, o SS United States surgiu como um projeto ultrassecreto da Guerra Fria. A embarcação tinha capacidade para transportar até 14 mil soldados. No entanto, além da resistência e da velocidade, oferecia luxo. Seus 990 pés de comprimento abrigavam 395 cabines e 14 suítes de primeira classe, decoradas com pianos de cauda Steinway.

Desde sua viagem inaugural, em julho de 1952, o navio recebeu a bordo quatro presidentes dos Estados Unidos. Entre eles, Bill Clinton. Figuras como Bob Hope, John Wayne e Marilyn Monroe também viajaram na embarcação. Sua presença se destacou em diversas produções cinematográficas. O navio apareceu em Bon Voyage!”e Gentlemen Mary Brunettes, da The Walt Disney Co., e nos créditos iniciais de West Side Story A embarcação chegou a transportar a célebre pintura Monalisa, de Leonardo da Vinci.

A ascensão das viagens aéreas comerciais na década de 1960 reduziu drasticamente a demanda por transatlânticos. O SS United States enfrentou dificuldades financeiras. Em 1969, foi desativado e permaneceu permanentemente atracado.

O contrato deve ser finalizado nas próximas semanas. A conclusão depende de um processo de mediação judicial. Mesmo com o acordo fechado, a embarcação passará por um rigoroso processo de recuperação ambiental em Norfolk, Virgínia. Somente depois seguirá para a costa da Flórida.

A localização exata do recife artificial na área de Destin-Fort Walton Beach ainda não foi definida.

O post Navio de luxo será o maior recife artificial do mundo apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.