O Banco Central (BC) anunciou que a partir desta sexta-feira, 28, os consumidores poderão efetuar pagamentos utilizando o Pix por aproximação.
Assim como já acontece com os cartões de crédito e débito, a nova funcionalidade vai permitir que os clientes façam transferências encostando o celular na maquininha de cartão.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Os usuários poderão adicionar o Pix às carteiras digitais — como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Portanto, não haverá mais a necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira para concluir a transação.
Segundo o BC, a funcionalidade estará disponível inicialmente para usuários de dispositivos Android e produtos do Google que possuam conta em instituições participantes do Open Finance.
O limite máximo para cada transação será de R$ 500, mas o cliente poderá reduzir esse valor ou definir um teto diário conforme sua preferência.
O BC esclareceu que a adesão à nova modalidade é opcional, tanto para carteiras digitais, quanto para bancos e empresas fornecedoras de maquininhas de pagamento. Para verificar se a funcionalidade está disponível, o usuário deve consultar sua instituição financeira.
Mesmo com essa inovação, o Banco Central reforçou que as outras formas de pagamento via Pix, como o uso de chaves e QR Codes, continuarão disponíveis.
Desde outubro do ano passado, o Pix por aproximação vem sendo implementado gradualmente.
Leia também: “Projeto de lei protege sigilo bancário e trava tentativas de taxar o Pix”
Inicialmente, um projeto-piloto permitiu que correntistas realizassem pagamentos apenas aproximando o celular de maquininhas da Cielo, em estabelecimentos previamente selecionados em Brasília e São Paulo.
Como vai funcionar o Pix por aproximação
Para ativar o Pix por aproximação na carteira digital, será necessário vincular a conta bancária ao serviço, de forma semelhante ao processo de adição de cartões de pagamento.
Durante essa configuração, o cliente será automaticamente redirecionado para a instituição financeira onde possui conta para confirmar a autorização.
Leia também: “Portaria prova que monitoramento do Pix buscava arrecadação”
No momento da compra, basta escolher a opção de pagamento via Pix, aproximar o celular da maquininha, conferir os detalhes da transação e confirmar o pagamento.
O post Pix por aproximação começa a funcionar nesta sexta-feira; entenda apareceu primeiro em Revista Oeste.