Discurso de J.D. Vance em Munique é um hino à liberdade

Em artigo publicado na Edição 257 da Revista Oeste, o economista Ubiratan Jorge Iorio fala sobre o real impacto do discurso do vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, na Conferência de Segurança de Munique. Na ocasião, Vance foi categórico: a maior ameaça à Europa vem de dentro, que está abandonando progressivamente os seus valores fundamentais, entre os quais a liberdade plena de expressão.

Para Ubiratan, o discurso do vice-presidente de Donald Trump, executada de forma firme, calma e corajosa, foi um “estrondoso tapa” na elite de Bruxelas e um verdadeiro “hino à liberdade”.

Leia um trecho do artigo sobre o discurso de J.D. Vance em Munique

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, faz um discurso na Conferência de Segurança de Munique (MSC) em Munique, Alemanha, em 14 de fevereiro de 2025 | Foto: Reuters/Leah Millis

“Por anos, nos disseram que tudo que financiamos e apoiamos é em nome de nossos valores democráticos compartilhados. Tudo, desde a nossa política na Ucrânia até a censura digital, é anunciado como uma defesa da democracia. Mas, quando vemos tribunais europeus cancelando eleições e altos funcionários ameaçando cancelar outras, devemos nos perguntar se estamos nos mantendo em um padrão apropriadamente alto”. — J.D. Vance

“Ou seja, foi bastante claro ao dizer à elite globalista — que de uma hora para a outra se viu órfã de Biden e dos dólares da Usaid — que de nada adianta papaguear incessantemente sobre valores democráticos, pois o que realmente importa é viver esses valores na prática. Os líderes europeus ali presentes tiveram também de ouvir que, se a democracia norte-americana conseguiu suportar dez anos de reclamações de Greta Thunberg, os europeus podem muito bem aguentar alguns meses de Elon Musk.

E, ainda, que nenhuma democracia, seja norte-americana ou europeia, pode sobreviver à pretensão da elite globalista de afirmar “a milhões de eleitores que seus pensamentos e suas preocupações, suas aspirações e seus pedidos de alívio são inválidos ou indignos de serem considerados”. É simplesmente impossível, porque a voz do povo é importante e não pode ser descartada sob nenhum pretexto. Em suma, o discurso foi um hino à liberdade.”

O artigo “Um hino à liberdade” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

Revista Oeste

A Edição 257 da Revista Oeste vai além do texto de Ubiratan Jorge Iorio. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Guilherme Fiuza, Joanna Williams (Spiked), Ana Paula Henkel, Dagomir Marquezi, Alexandre Garcia, J. R. Guzzo, Rodrigo Constantino, Daniela Giorno, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Augusto Nunes, Evaristo de Miranda, Cristyan Costa, Flávio Gordon e Sarah Peres.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

O post Discurso de J.D. Vance em Munique é um hino à liberdade apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.