Musk revela receber ‘muitas ameaças de morte’ por ações no governo Trump

O empresário Elon Musk revelou que recebe “muitas ameaças de morte” em razão de seu trabalho e de sua equipe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), do governo dos EUA. A fala ocorreu durante a primeira reunião do gabinete do presidente Donald Trump, na última quarta-feira, 26.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Musk, que se apresentou com uma camiseta preta de “suporte técnico” sob um blazer e com seu boné Make America Great Again, foi convidado por Trump a falar sobre o trabalho que realiza.

Além de revelar as ameaças, ele explicou que considera sua equipe como um “suporte técnico humilde” e que essa descrição é “literal”, pois o grupo está empenhado em “ajudar a corrigir os sistemas de computação do governo”.

“Muitos sistemas são extremamente antigos”, disse. “Eles não se comunicam. Há muitos erros nos sistemas. O software não funciona, então nós somos realmente suporte técnico”.

O objetivo do Doge, de Elon Musk

Chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) dos EUA, Elon Musk, em primeira sessão com jornalistas na Casa Branca
Musk afirmou que as decisões do Doge tem divulgação em seu site oficial e nas redes sociais | Foto: Divulgação/The White House

O objetivo do Doge, segundo Musk, é reduzir o déficit federal, uma responsabilidade do Congresso, mas que ele considera essencial para evitar a insolvência do país. Ele destacou que os EUA gastam mais em juros da dívida do que em defesa, fato que aumenta ainda mais a importância de sua missão.

Recentemente, o empresário pediu para que funcionários federais respondessem a uma diretiva do Escritório de Gestão de Pessoal. Eles deveriam listar cinco pontos sobre suas realizações recentes no trabalho. A medida encontrou resistência em vários departamentos, cujos secretários instruíram os trabalhadores a não responderem.

Com atuação de “funcionário especial do governo”, Musk disse que a intenção era verificar se as pessoas na folha de pagamento eram reais ou se havia identidades falsas nos cargos. Ele planeja enviar outro e-mail, que permitirá a resposta em forma de declaração de que o trabalho é sensível ou reservado demais para ter descrição.

O bilionário calcula que o trabalho do Doge pode resultar em economias significativas para a gestão de Trump. Elas podem chegar a US$ 1 trilhão ou a 15% do Orçamento federal, cortando desperdício, fraude e abuso.

Leia também: “Um hino à liberdade”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 257 da Revista Oeste

O post Musk revela receber ‘muitas ameaças de morte’ por ações no governo Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.