Desaprovação de Lula no Paraná encosta em 70%

A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná chega a 69%, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Paraná Pesquisas. Apenas 27,7% dos entrevistados disseram aprovar o governo Lula.

A situação é ainda pior na avaliação qualitativa. Apenas 19,6% consideram a gestão petista boa ou ótima e 61,6% avaliam o governo como ruim ou péssimo. Para 17,7%, o governo Lula é regular.

Desaprovação de Lula no Paraná em pesquisa divulgada em 28/02/2025 | Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas

A pesquisa entrevistou 1.652 eleitores em 64 municípios do Paraná, entre 22 e 25 de fevereiro. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais para os resultados gerais.

Esse mesmo levantamento mostrou que, no Paraná, Lula perderia para Jair Bolsonaro e Ratinho Júnior (PSD), o atual governador do Estado, por margem superior a 30%. Ele também seria derrotado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Desaprovação de Lula em São Paulo

Outras pesquisas recentes mostram que a popularidade de Lula derrete em todo o país. Na quarta-feira 26, o Paraná Pesquisas revelou que 63,1% dos paulistas reprovam o governo petista. A rejeição do governo Lula no Estado de São Paulo aumentou quase 9 pontos porcentuais no intervalo de três meses. Em novembro do ano passado, o indicador estava em 54,2% — ou seja, crescimento de 8,9 pontos porcentuais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em contrapartida, a aprovação de Lula diminuiu no período. No levantamento anterior, 42,4% dos eleitores de São Paulo aprovavam o atual governo federal. Agora, no entanto, a aprovação está em 34,1%.

Quaest: rejeição de Lula ultrapassa 50% em 8 Estados

Uma pesquisa da Quaest, também divulgada na quarta-feira 26, mostrou que o governo Lula enfrenta rejeição superior a 50% em oito Estados analisados.

De acordo com o levantamento, a desaprovação ultrapassa 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A aprovação também caiu mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco, onde Lula venceu em 2022. Pela primeira vez, a reprovação do presidente superou numericamente a aprovação nesses dois Estados.

Contratada pela Genial Investimentos, a pesquisa Quaest foi realizada entre 19 e 23 de fevereiro e ouviu 6.630 brasileiros, nos seguintes Estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O post Desaprovação de Lula no Paraná encosta em 70% apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.