O dólar está registrando forte alta nesta sexta-feira, 28, e a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) está despencando após a divulgação da notícia de que a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, será a próxima ministra das Relações Institucionais.

Por volta das 13h, quando o Palácio do Planalto divulgou a nota sobre a nomeação de Hoffmann, o Ibovespa começou a cair de forma repentina, chegando a 122 mil pontos. As 15h30 o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo caia 1,70%. No mesmo horário, o dólar subiu quase 1%, chegando a R$ 5,90.
Hoffmann substituirá Alexandre Padilha, que por sua vez foi nomeado ministro da Saúde, substituindo Nísia Trindade.
Mercado preocupado com nomeação de Gleisi Hoffmann
O mercado esperava o nome do sucessor de Padilha, responsável da articulação política do governo com o Congresso, considerada um dos pontos críticos da atual gestão. Todavia, a escolha de Hoffmann, considerada demasiadamente radical, gerou uma forte preocupação.
Nesta semana rumores sobre uma possível saída do ministro da Fazenda, Fernando Haddad provocaram também um profundo mal-estar no mercado.
Haddad e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, protagonizaram duros confrontos dentro do governo por divergir em relação à condução da política econômica.
O post Dólar dispara e Bolsa derrete com anúncio de Gleisi Hoffmann nova ministra das Relações Institucionais apareceu primeiro em Revista Oeste.