Em entrevista ao programa Oeste Negócios, na última segunda-feira, 3, o presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, afirmou que o agronegócio precisa se comunicar melhor com a população. Segundo Nicodemos, poucas pessoas têm conhecimento da evolução que o setor passou nos últimos 50 anos.
“O setor renegou a comunicação”, afirmou o presidente da ABMRA. “É como se tivéssemos uma grande indústria desenvolvendo produtos de tecnologia, e não comunicássemos isso. Quando falo ‘não comunicamos isso’, é para a população.”
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Segundo o especialista, o Brasil passou de um grande importador de alimentos (sobretudo de proteínas) para se tornar um grande polo internacional de segurança alimentar. No entanto, a falta de comunicação durante esse período de transformação, inclusive nas escolas, fez com que a imagem do setor congelasse no tempo.
Uma pesquisa coordenada pela ABMRA mostrou que 70% das pessoas estão dispostas a ouvir histórias sobre o agro. Apesar disso, os outros 30% afirmaram que estão dispostos a boicotar o setor. Dentro dessa minoria, cerca de 51% são jovens com idades entre 15 e 29 anos.
“A população continua a ter uma imagem do agronegócio de 50 anos”, relatou Nicodemos. “Não uma imagem de conquista, de tecnologia, de inovação, de produção… com respeito à sustentabilidade.”
Alvo de críticas, o Código Florestal Brasileiro se destaca como um dos mais rigorosos de todo o mundo. Atualmente, existem áreas de preservação ambiental que superam os 60%, mesmo que o mínimo seja de 20%.
Para se ter ideia, uma pesquisa apoiada pela ABMRA revela que a maioria das pessoas acham que o leite de caixinha vem do supermercado. Ou então, da indústria. De todos os entrevistados, poucos fizeram menção ao produtor rural.
“O setor precisa ter autonomia e contar a sua história”, disse o presidente da ABMRA. “Quando você não conta a sua história, alguém vai contá-la da maneira com que achar mais conveniente.”
Presidente da ABMRA diz o que é preciso para melhorar a comunicação do agronegócio
Ricardo Nicodemos afirmou que uma das estratégias para melhorar a comunicação do agronegócio é o setor ter iniciativa e falar com as crianças. Nicodemos disse que os órgãos públicos também precisam estar alinhados nessa missão, mas que os melhores resultados virão dessa relação direta entre as partes.
“Fazer trabalhos diretamente junto das crianças e mostrar quanto o agro torna a vida delas, melhor”, explicou Nicodemos.
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