Colunista do Washington Post pede demissão depois de texto ser barrado

Ruth Marcus, colunista e editora de opinião do The Washington Post, pediu demissão nesta segunda-feira, 10, depois que o jornal norte-americano se recusou a publicar seu texto crítico às novas regras das páginas editoriais.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Em e-mail ao veículo, Ruth justificou a saída dizendo que William Lewis, diretor-executivo, barrou sua publicação. “Estou tomando essa atitude depois da decisão de Will Lewis de barrar uma coluna em que eu manifestava preocupação com as novas instruções.”

Segundo o jornal The New York Times, a editora argumenta que as mudanças ameaçam quebrar a confiança dos leitores. Ela alega que os colunistas deixariam de escrever o que acreditam e passariam a escrever o que o dono considera aceitável.

Desde que Jeff Bezos anunciou as novas regras da publicação, casos semelhantes ocorreram. O ex-diretor de opinião David Shipley pediu demissão logo depois da reestruturação.

Além disso, a cartunista Ann Telnaes deixou o cargo quando o Post recusou publicar sua charge. A ilustração retratava Bezos ajoelhado e oferecendo dinheiro ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Washington Post ressalta imparcialidade política

Em fevereiro deste ano, o empresário Jeff Bezos, proprietário do jornal sediado em Washington D.C., anunciou que a seção de opiniões terá foco em “liberdades pessoais e mercados livres”.

William Lewis justifica que a mudança não impele o jornal a tomar “qualquer partido político”. O diretor-executivo ressalta que a reestruturação visa deixar claro o que o veículo defende.

De acordo com Bezos, o Post continuará a cobrir outros assuntos. No entanto, ele afirma que “pontos de vista contrários a esses pilares serão publicados por outros” jornais.

O post Colunista do Washington Post pede demissão depois de texto ser barrado apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.