Avião com imigrantes deportados dos EUA chega à Venezuela

Um avião com 199 imigrantes deportados dos Estados Unidos pousou nesta segunda-feira, 24, na Venezuela. A aeronave, fretada pela companhia venezuelana Conviasa, chega ao país em razão de um acordo entre o presidente Donald Trump e o ditador Nicolás Maduro.

Jorge Rodríguez, presidente do Parlamento da Venezuela, afirma que o país retomou os voos de repatriação de imigrantes dos EUA. Ele ressalta que o regime chavista está empenhado em resgatar as centenas de narcotraficantes transferidos por Trump para El Salvador.

“Migrar não é um crime, e não descansaremos até que todos que queiram voltar estejam de volta e resgatemos nossos irmãos sequestrados em El Salvador”, disse Rodríguez.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A tensão diplomática entre Washington D.C. e Caracas impede que os EUA enviem os deportados diretamente para a Venezuela. Neste contexto, Trump os encaminhou para Honduras, de onde a Conviasa os resgatou.

O Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA informa que os “indivíduos não tinham base legal para permanecer” no país. Além disso, o governo norte-americano espera “ver um fluxo consistente de voos de deportação para a Venezuela daqui para frente”.


EUA deportam criminosos venezuelanos para prisão em El Salvador

O voo ocorre uma semana depois de o presidente Donald Trump deportar 238 venezuelanos para uma prisão de segurança máxima em El Salvador. Os EUA os acusam de integrar a gangue Tren de Aragua, classificada como uma organização terrorista pelo líder republicano.

No domingo 16, o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, divulgou imagens dos detentos algemados. Eles foram retirados de uma aeronave e conduzidos ao presídio por agentes de segurança.

O governo de El Salvador encaminhou os criminosos para o Centro de Confinamento do Terrorismo — uma penitenciária de segurança máxima projetada para abrigar 40 mil detentos.


O post Avião com imigrantes deportados dos EUA chega à Venezuela apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.