Duas frentes frias devem atingir o Brasil na virada deste para o próximo mês, informa a empresa de meteorologia MetSul. A primeira deve atuar em 31 de março e 1º de abril. Já a segunda frente fria está prevista para quarta-feira 2 e quinta-feira 3, e deve avançar rapidamente pelo Sul e parte do Sudeste do país.
Dessa forma, o mês de abril começará com maior frequência de instabilidade. A chuva será irregular, mas chegará em um momento de prejuízos causados pela estiagem, especialmente no Rio Grande do Sul.
“O mês de abril terá logo nos primeiros dias uma maior frequência de instabilidade por conta da passagem dos sistemas frontais”, explica Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Ventos do Norte/Noroeste em baixos níveis da atmosfera favorecerão o aquecimento no Sul do Brasil antes da chegada da primeira frente fria. Na segunda-feira 31, a instabilidade se desloca entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, avançando na terça-feira 1º pelos outros dois Estados sulistas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No território gaúcho, o sol reaparece na tarde de terça, enquanto a frente fria segue para o Paraná e Santa Catarina. Na sexta-feira 4, uma massa de ar polar seguirá esse sistema, com centro localizado sobre o sul da Argentina.
Frentes frias não vão derrubar temperaturas
Apesar da chegada do ar polar, a queda de temperatura no Sul do Brasil não será intensa nem generalizada, afirma a Metsul. Isso se dará em razão do centro da massa de ar frio estará distante.
No entanto, a mudança climática deve trazer chuvas e variações térmicas nos próximos dias. “A passagem das frentes frias será importante para gerar chuva e aliviar os municípios em situação de emergência por causa da estiagem”, diz Sias.
Modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas em torno ou abaixo de 5°C na Serra do Sudeste (RS) depois da passagem da segunda frente fria. O frio será passageiro, com a temperatura subindo gradativamente nos dias seguintes.
Há também a possibilidade da primeira geada do ano no Rio Grande do Sul, mas de forma muito isolada e sem risco significativo, de acordo com os dados atuais.
Leia mais: “Brasil deve encarar ondas de frio em abril, indica previsão do tempo”
Sobre a Argentina, o frio será mais intenso com potencial para formação de geada ampla em províncias do Centro e do Sul do país. No Uruguai, a temperatura terá um declínio mais amplo com potencial para formação de geada em diversos municípios no começo de abril, ao redor do dia 5, aponta o MetSul.
O post Frentes frias chegam ao Brasil na virada do mês, e abril deve começar com chuva apareceu primeiro em Revista Oeste.