O Governo de São Paulo anunciou, neste fim de semana, um investimento de R$ 1,3 bilhão para transformar a Estação Água Branca em um dos principais polos de transporte do Estado. O objetivo é transformar o local em uma “superestação” de metrô e trem.
A concessão, assinada em maio de 2024, inclui a operação da Linha 7-Rubi da CPTM. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios paulistas, consolidando São Paulo como referência nacional em transporte ferroviário de passageiros.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O TIC Eixo Norte visa a melhorar a mobilidade urbana paulista. Com 101 km de extensão, o serviço oferecerá viagens expressas entre São Paulo e Campinas em 64 minutos, com parada em Jundiaí. O projeto também prevê o Trem Intermetropolitano (TIM), que ligará Jundiaí a Campinas em 33 minutos ao longo de 44 km.
A iniciativa, aprovada pelo Conselho do Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), tem coordenação da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e será conduzida pela concessionária TIC Trens. A empresa é responsável pelo Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará a capital paulista a Campinas.

Integração com São Paulo
O projeto prevê a construção de novas plataformas para acomodar não apenas os trens do TIC Eixo Norte, mas também o futuro TIC Eixo Oeste, que conectará São Paulo a Sorocaba.
Além disso, a Linha 9-Esmeralda da CPTM terá integração com a estação, e a Linha 8-Diamante passará por um remanejamento no trecho entre Barra Funda e Lapa, permitindo sua conexão com Água Branca.
Quando concluída, a nova estrutura tornará a estação um dos maiores pontos de mobilidade do estado, conectando-se com as Linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, além das Linhas 3-Vermelha e 6-Laranja do Metrô e os trens intercidades que atenderão Campinas e Sorocaba.
Fases da obra
Dada a complexidade do projeto, a ampliação da Estação Água Branca será feita em três fases:
- 1ª fase: Integração da Linha 6-Laranja com a Linha 7-Rubi, prevista para o segundo semestre de 2026;
- 2ª fase: Conexão com as Linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e a chegada do TIC Campinas;
- 3ª fase: Preparação para a futura ligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô e o TIC Sorocaba.
O post Governo de SP vai investir mais de R$ 1 bilhão para criar ‘superestação’ de metrô e trem apareceu primeiro em Revista Oeste.