Abril deve ser marcado por chuvas, aponta Inmet

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de abril aponta um cenário de contrastes em relação às chuvas e temperaturas nas diferentes regiões do país. De acordo com um boletim divulgado pelo órgão, há expectativa de precipitações acima da média nas regiões Norte e Nordeste, enquanto o Centro-Sul deve enfrentar volumes abaixo da média histórica.

Na Região Norte, a maior parte dos Estados terá chuvas regulares ou intensificadas, com exceção de áreas pontuais do leste do Acre, divisa do Amazonas com Roraima, Amapá e sul do Tocantins, onde o volume de chuvas pode ser menor que o esperado.

Já no Nordeste, o centro-norte continuará recebendo acumulados elevados, enquanto a maior parte da Bahia deve registrar volumes inferiores a 140 mm, dentro ou ligeiramente abaixo da média climatológica.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Para o Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet prevê chuvas mal distribuídas e abaixo da média, principalmente no interior. No entanto, o leste da Região Sudeste poderá ter volumes mais expressivos, e superar 140 mm. No Sul, a previsão indica deficiência hídrica no extremo-sul do Rio Grande do Sul e parte central de Santa Catarina, mas outras áreas devem registrar acumulados dentro ou acima da média.

Impacto na agricultura

As variações nas chuvas devem impactar diretamente as atividades agrícolas no país. No Norte e no centro-norte do Nordeste, a regularidade das precipitações deve beneficiar os cultivos de primeira e segunda safras, e favorecer o desenvolvimento das lavouras em curso.

Na Bahia, por outro lado, a redução do volume de chuvas pode representar um desafio para o plantio do milho segunda safra, por causa da diminuição da umidade no solo. Por outro lado, essa mesma condição pode facilitar a colheita da soja, ao reduzir o risco de perdas por excesso de umidade.

No Centro-Oeste e Sudeste, a irregularidade das chuvas pode dificultar o avanço do plantio das culturas de segunda safra, como milho e feijão. Ainda assim, a menor frequência de chuvas pode beneficiar a colheita da soja, que entra em fase final neste período. Para culturas como cana-de-açúcar e café, as condições no leste do Sudeste se mostram favoráveis, com maior estabilidade climática.

Já na Região Sul, especialmente no oeste, a previsão de chuvas acima da média pode ajudar na recuperação da umidade do solo, e favorecer o desenvolvimento de cultivos de primeira e segunda safras. No entanto, o sul do Rio Grande do Sul deve continuar em alerta com o déficit hídrico.

Temperaturas acima da média

Em relação às temperaturas, o Inmet prevê que grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do interior do Nordeste, registre temperaturas acima da média, com valores superiores a 24°C. Essa condição pode acelerar ciclos agrícolas e aumentar a demanda por irrigação em áreas com baixa umidade.

Nas regiões com previsão de chuvas mais intensas, como o Norte e parte do Nordeste, as temperaturas devem se manter dentro da média histórica, e variar entre 26°C e 28°C.

O post Abril deve ser marcado por chuvas, aponta Inmet apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.