‘Pensei em tirar a minha vida’: condenado pelo 8/1 relata drama na Argentina

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos e seis meses de prisão, por ter participado do 8 de janeiro, o empresário Joel Corrêa, de Tubarão (SC), escreveu uma carta direto de uma cadeia, na Argentina.

O homem foi detido em 19 de novembro, durante uma blitz em El Volcán, província de San Luis, enquanto tentava seguir rumo à Cordilheira dos Andes, com destino ao Chile.

De acordo com autoridades locais, Correa vivia em Buenos Aires e, no momento da parada, carregava uma mala com roupas em seu veículo.

“Nunca imaginei passar por isso num país no qual o presidente fala sempre em liberdade”, disse Corrêa, em alusão a Javier Milei, em uma carta enviada por familiares a Oeste. “Em alguns momentos, tive vontade de tirar a própria vida, mas não o fiz por meus filhos e minha família. Depois disso, pedi um psiquiatra e estou em tratamento desde então. Tomo dois tipos de remédios todos os dias. Depois desse tempo no calabouço, fui transferido para uma penitenciária com presos comuns (cometeram crimes de verdade), onde fiquei oito dias sofrendo mais humilhações todos os dias. Na sequência, fui transferido para outra penitenciária em uma viagem de 14 horas algemado e acorrentado, o que foi outra tortura.”

Preso do 8 de janeiro diz “não ter esperanças”

manifestações - cpmi do 8 de janeiro - impeachment
Manifestantes sobem a rampa do Congresso Nacional, em 8 de janeiro de 2023 | Foto: Wikimedia Commons

Ainda no documento, Corrêa diz não ter esperanças. “O governo que fala em liberdade nos mantém presos”, observou o homem. “Que liberdade é essa? Hoje, estamos presos em quatro homens e uma mulher, aqui, na Argentina. Todos sem antecedentes criminais. Até quando ficaremos aqui?”

“Desde que cheguei à Argentina, fiz o pedido de refúgio político e segui vivendo de forma livre aqui até novembro, quando fui preso por um pedido de captura do Brasil, o que considero uma prisão ilegal, já que tenho o refúgio provisório”, disse (leia a íntegra da carta abaixo).


Carta de condenado pelo 8 de janeiro by Cristyan Costa

Leia também: “A caminho do cadafalso”, reportagem publicada na Edição 262 da Revista Oeste

O post ‘Pensei em tirar a minha vida’: condenado pelo 8/1 relata drama na Argentina apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.