O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, diante de críticas da oposição. Ele disse que a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou em “avanços significativos” para a sociedade brasileira. O jurista deu a declaração em uma entrevista ao jornal O Globo, publicada no último sábado, 29.
Messias afirmou que Janja tem sido ativa na promoção da igualdade de gênero, no combate à fome e à pobreza, e no fortalecimento cultural do país.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O presidente Lula expressa, com razão, sua indignação diante de atitudes desrespeitosas de certos agentes políticos contra a companheira Janja”, afirmou o advogado-geral. “Historicamente, as primeiras-damas do Brasil sempre desempenharam papéis relevantes em questões de interesse nacional, e Janja assim o tem feito, à sua legítima maneira.”
O presidente Lula expressou sua indignação com as críticas. “Ela vai estar onde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser.”
Viagens de Janja
As críticas à primeira-dama também abrangem os custos de suas viagens e da equipe que a acompanha, que, segundo levantamento do site Poder360, alcançaram cerca de R$ 1,9 milhão por ano em 2023 e 2024. A oposição questiona esses gastos, uma vez que Janja não possui um gabinete oficial na estrutura governamental.
A viagem de Janja ao Japão, antes da chegada de Lula, gerou controvérsia. Ela viajou uma semana antes do presidente, sem anúncio prévio, o que causou insatisfação entre opositores.
Leia também: “A vida de luxo do casal Lula e Janja”, reportagem de Rachel Díaz e Thiago Vieira publicada na Edição 222 da Revista Oeste
A equipe de Janja justificou a antecipação como uma medida para economizar em passagens aéreas, ao negar falta de transparência. Messias afirmou ainda que a primeira-dama contribui para questões sociais.
“A promoção da igualdade de gênero, a articulação de alianças globais no combate à fome e à pobreza e o fortalecimento da cultura são temas cujo engajamento pessoal de Janja contribuiu para avanços significativos no país”, afirmou o advogado-geral.
O post Advogado-geral da União defende Janja: ‘Atuou em avanços para o Brasil’ apareceu primeiro em Revista Oeste.