Uma forte chuva atinge a Região Metropolitana e a capital de São Paulo nesta segunda-feira, 31. Equipes da Defesa Civil foram acionadas para atuar nas áreas de risco dos municípios de Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo, áreas do chamado ABC Paulista.
Em Santo André, choveu intensamente por volta das 14h, com rajadas de vento, o que deixou a Avenida dos Estados alagada e fez o Córrego Guarará e o Rio Tamanduateí transbordarem. Em nota, a Defesa Civil municipal disse que equipes estão em campo, fazendo vistorias nos locais afetados.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste




Em Mauá, houve um desabamento de residência por volta das 14h35, no bairro do Jardim Zaíra. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas à ocorrência e atuam com três viaturas de suas respectivas equipes.
De acordo com a Defesa Civil do município, uma precipitação pluviométrica de forte intensidade, acompanhada por rajadas de vento, atingiu o município e causou diversos pontos de alagamento, queda de árvores e extravasamento do rio Corumbé. Até o momento, não houve informações de vítimas.
Já em São Bernardo do Campo, houve registros de pontos de alagamentos, com interdição de via pela Avenida Kennedy. Não há registros de vítimas ou residências atingidas até o momento. “Equipes da Defesa Civil permanecem em campo auxiliando os munícipes afetados”, diz uma nota da instituição.
Temporal no ABC e capital paulista afeta circulação de trens
De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os trens da Linha 10-Turquesa não estão circulando entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá desde 14h50, por motivo de alagamento na via. Para atender os passageiros no trecho interrompido, foram solicitados 30 ônibus do sistema Paese.
A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h35, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura. O radar meteorológico registrou chuva forte nas subprefeituras de Vila Prudente, São Mateus e Capela do Socorro.
A subprefeitura do Ipiranga entrou em estado de alerta às 15h57, por causa de “iminência de transbordamento do Ribeirão dos Meninos na altura da Estrada das Lágrimas, 4237, Zona Sudeste”, informou o CGE. Já a subprefeitura de Itaquera entrou em estado de alerta às 16h30. Houve transbordamento do Rio Verde na altura da Rua Cunha Porã, 241.
Segundo o Corpo de Bombeiros, das 13h30 às 16h20 foram cinco chamados para quedas de árvores e dois para enchentes na capital e região metropolitana.
O post Chuva provoca desabamento, deixa ruas alagadas e afeta transporte público no ABC Paulista apareceu primeiro em Revista Oeste.