Convocação de Camilo Santana por ocultar dados da educação começa a tramitar

O ministro da Educação, Camilo Santana, é alvo de um requerimento de convocação do deputado Kim Kataguiri (União-SP) sobre a ocultação de dados do setor educacional. O pedido foi protocolado na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. O colegiado já aceitou formalmente o requerimento.

O objetivo é esclarecer os motivos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para barrar a divulgação dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Esse sistema mensura o desempenho dos alunos em fase de alfabetização.

“A ocultação de dados educacionais de interesse coletivo representa grave ofensa ao direito constitucional à informação”, afirma Kataguiri, no requerimento. “Além de possível infração ao princípio da publicidade e à responsabilidade na gestão da coisa pública.”

Com base nos dados ocultados, é possível mensurar a qualidade da alfabetização no país. Os resultados permitem comparações entre instituições de ensino públicas e privadas. Esse é o segundo ano consecutivo em que séries determinantes para a alfabetização tiveram dados ocultados no sistema.

Kataguiri vê falha de Camilo Santana na educação básica

Kim Israel
Deputado Kim Kataguiri (União-SP) vê violação constitucional em ocultação de dados da educação | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

No primeiro ano do atual governo, foi elaborado o programa Compromisso Criança Alfabetizada. Contudo, segundo Kataguiri, até novembro do ano passado, o Ministério da Educação não havia realizado nenhuma transferência de recursos para sua implementação. Além disso, antes da divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, técnicos da área passaram a questionaram a confiabilidade dos dados do sistema.

Kataguiri espera que o pedido seja votado ainda esta semana, com perspectiva de apoio da oposição e do centro. A relação do Planalto com a Câmara está desgastada desde que a petista Gleisi Hoffmann assumiu a articulação política. O autor da proposta deve aproveitar o clima de insatisfação entre os deputados para emplacar a aprovação do requerimento.

Leia também: “Governo Lula esconde dados sobre a alfabetização; minoria quer investigar”

O post Convocação de Camilo Santana por ocultar dados da educação começa a tramitar apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.