No DF, Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Caiado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está em baixa com os eleitores do Distrito Federal. Conforme levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisa nesta terça-feira, 1º, caso a eleição para o Palácio do Planalto fosse hoje, o petista perderia três de quatro simulações.

No primeiro cenário da eventual disputa eleitoral de 2026, o instituto incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele lidera de forma isolada, com 40,3%. Lula fica em segundo, com 23,5%.

Para essa simulação, a lista de hipotéticos candidatos conta com outros quatro políticos: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); o ex-ministro Ciro Gomes (PDT); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB). Eles detém, respectivamente, 11,2%, 8,6%, 2,2% e 0,4% das intenções de voto. Brancos e nulos são 9,5%, enquanto que 4,3% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Os mesmos nomes aparecem na segunda simulação. Há, no entanto, uma única mudança. A ex-primeira-dama do país e atual presidente de honra do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, consta no lugar do marido, que tenta reverter a inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral em junho de 2023. Ela surge com 31,4%, enquanto Lula soma 23,6%.

Caiado (17,1%), Ciro (9,3%), Leite (2,6%), Barbalho (0,4%), nenhum/branco/nulo (11%) e não sabe/não respondeu (4,5%) completam essa configuração.

Sem Bolsonaro nem Michelle na amostragem com eleitores do Distrito Federal, o petista tem menos intenções de votos que Caiado, com 28,9% a 24,1% a favor do governador goiano. Ciro fica em terceiro, com 11%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), registra 9,5%, com Leite (3%) e Barbalho (0,8%) na sequência. Diante dessa possibilidade, o patamar de nenhum/branco/nulo sobe para 17,1%. Já 5,6% dos entrevistados constam como não souberam/não responderam.

Tarcísio e Lula em empate técnico

Lula vai tratar sobre esse tema em três encontros: a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4), em Sevilha, na Espanha; a 30ª Conferência das PArtes (COP30), em Belém (PA); e a cúpula do G20, em Joanesburgo, na África do Sul | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula aparece numericamente à frente de Tarcísio, mas em condição de empate técnico | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula só aparece à frente dos demais oponentes em uma única simulação apresentada pelo Paraná Pesquisas, mas em condição de empate técnico. Enquanto o representante do PT tem 24,3%, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fica com 24,1%. O instituto afirma que a margem de erro do material de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Com 18,4%, Caiado aparece em terceiro no cenário com Tarcísio. Ciro registra 11%, enquanto que Leite tem 2,7% e Barbalho, 0,4%. Do total de entrevistados, 13,6% ficam na divisão de nenhum/branco/nulo. Nesse caso, o porcentual de não soube/não respondeu é de 5,5%.

Dados do levantamento

Os números do levantamento apresentado nesta segunda-feira pelo Paraná Pesquisas são consequência das entrevistas realizadas de 21 a 25 de março. Ao todo, 1,6 mil eleitores em potencial no Distrito Federal foram ouvidos. Fora a já mencionada margem de erro de 2,5 pontos porcentuais, o grau de confiança do material é de 95%.

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste

O post No DF, Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Caiado apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.